Já se perguntou se tem ácaros nos colchões? Sabe aquela crise de espirros que parece atacar bem na hora de dormir ou quando você acorda com o nariz entupido e os olhos coçando? Muitas vezes, os culpados por esse desconforto são visitantes minúsculos e indesejados que adoram o lugar mais aconchegante da casa: o seu colchão.
Sim, vamos falar sobre os ácaros. A ideia de tê-los por perto não é nada agradável, mas entender quem eles são e o que eles podem causar é o primeiro passo para noites muito mais tranquilas e reparadoras. O problema de alergia a ácaro é real, mas a boa notícia é que tem solução. Bora lá?
Afinal, o que é ácaro?
Tá bom, mas você sabe o que é ácaro? Eles são aracnídeos microscópicos, parentes distantes das aranhas, que são completamente invisíveis a olho nu. Eles adoram ambientes quentes, entre 20°C e 25°C, úmidos e escuros. E o prato principal deles? Células mortas da nossa pele (eca) que descama naturalmente durante a noite.
Por isso, os ácaros no travesseiro e no colchão são os ambientes perfeitos para eles. A combinação de calor corporal, umidade do suor e alimento farto faz desses um verdadeiro lar para eles. O problema não é o bicho em si, mas seus resíduos, as fezes (eca de novo), que são os principais gatilhos para crises alérgicas.
Como saber se o colchão está com ácaro?

Como eles são invisíveis, você não vai conseguir vê-los. Você vai sentir os efeitos deles. O seu corpo é o melhor alarme. Os sintomas clássicos que eles causam, geralmente pioram durante a noite ou logo ao acordar. Então, fique atento caso apareçam esses sintomas:
- Espirros constantes, principalmente pela manhã;
- Nariz entupido ou coriza que não passa;
- Coceira nos olhos, nariz ou garganta;
- Tosse seca e persistente, que piora ao deitar;
- Em alguns casos, piora de crises de asma ou dermatite atópica (coceira na pele);
- Sensação de cansaço ao acordar, mesmo após uma noite longa.
Se você acorda se sentindo mais congestionado do que quando foi dormir, a chance de ter uma colônia de ácaros no seu colchão é altíssima. Por isso, é preciso prestar atenção se o seu colchão está ruim e precisa de manutenção ou troca.
4 dicas para saber como tirar os ácaros do colchão
Ok, sem pânico. Eles estão aí, mas não precisam ficar. Então, como eliminar ácaros e higienizar seu espaço de descanso? Vamos ao passo a passo para te ajudar nessa tarefa.
1. O poder do aspirador de pó
A sua melhor ferramenta. Pelo menos uma vez por semana, passe o aspirador de pó em toda a superfície do colchão, incluindo as laterais. Se o seu aspirador tiver filtro HEPA, melhor ainda, pois ele filtra e impede que os ácaros e seus resíduos voltem para o ar.
2. A troca da roupa de cama é sua aliada

Troque e lave toda a roupa de cama (lençóis, fronhas, cobertores) semanalmente. O mais importante é: se o tecido permitir, lave com água quente (acima de 60°C). A alta temperatura é fatal para os ácaros.
3. Sol e ventilação: os inimigos naturais
Ácaros odeiam luz solar e ambientes arejados. Sempre que possível, deixe o colchão respirar. Abra as janelas do quarto, afaste os lençóis e deixe a luz e o ar circularem. Mas atenção: não exponha o colchão diretamente ao sol forte por horas, pois isso pode danificar a espuma. O segredo é ventilar.
4. Receitas caseiras? Cuidado!
Muita atenção ao borrifar misturas de vinagre ou bicarbonato. Embora o bicarbonato ajude a absorver a umidade, o excesso de líquidos e receitas caseiras pode, na verdade, aumentar a umidade interna do colchão, o que é um erro. A limpeza a seco (aspirar) é mais segura.
Agora, vem ver como prevenir o retorno dos ácaros
Depois da faxina, o objetivo é manter a casa em ordem. A prevenção é o segredo para ter um sono saudável:
- Capa protetora: a melhor invenção para quem tem alergia. Use uma capa protetora impermeável e antiácaro no seu colchão e também nos seus travesseiros. Ela cria uma barreira que impede que sua pele morta alimente os ácaros e que os resíduos deles cheguem até você;
- Ventilação diária: depois de saber como tirar ácaros do colchão, crie o hábito de abrir as janelas do quarto todos os dias por pelo menos 30 minutos;
- Atenção aos travesseiros: lembre-se de trocá-los a cada 2 anos. Eles acumulam ácaros tanto quanto o colchão.
A importância de saber a hora de trocar o colchão

Você pode seguir todas as dicas à risca, mas existe um fato: colchão tem prazo de validade. Um antigo com mais de 5 a 7 anos, dependendo do material, não é apenas ruim para a sua coluna; ele é um ecossistema de ácaros.
Com o tempo, a estrutura interna acumula quilos de células mortas, suor e umidade, tornando-se o ambiente perfeito e superpovoado de ácaros. Às vezes, a sua alergia persistente não é falta de limpeza, é o seu corpo pedindo um colchão novo.
Aproveite para conhecer os colchões Guldi
A gente da Guldi leva o sono a sério. Nossos colchões são desenhados com espumas modernas e tecidos tecnológicos que favorecem a ventilação. Está na hora de dar um upgrade no seu descanso e respirar aliviado. Conheça os colchões Guldi e descubra o que é uma noite de sono verdadeiramente reparadora.






