⚠️ Estamos sofrendo algumas instabilidades no momento, mas não se preocupe, já estamos resolvendo. Logo logo você poderá adquirir o seu Guldi.

Skip to main content
0

Carrinho

Dormir melhor

Sono saudável: como o sono influencia o bem-estar

By 5 de dezembro de 2023No Comments

Quando uma pessoa está de mau humor, a sabedoria popular diz: “fulano acordou com o pé esquerdo” ou “ciclano levantou do lado errado da cama”. Isso mostra que a maioria das pessoas já sabe o importante papel que o sono saudável tem em nosso bem estar de modo geral. 

O sono está intimamente ligado à nossa saúde mental, assim como a sua ausência em qualidade pode ter relação direta com o desenvolvimento de doenças como depressão, ansiedade e transtorno bipolar. 

Muito embora ainda haja muitos estudos a serem concluídos sobre essa correlação, já é possível afirmar que o sono e a saúde mental têm uma relação ambivalente. Isso significa que a falta de sono saudável pode impactar no desenvolvimento de doenças mentais – e doenças mentais podem impactar no desenvolvimento de um sono saudável.

Obviamente, essas são questões complexas e que podem ser influenciadas por uma grande série de diferentes fatores, por isso sempre recomendamos a busca de um profissional da saúde. 

Porém, temos fortes razões para acreditar que o sono saudável tem o poder de impactar positivamente a qualidade da saúde mental. Por isso, fique atento nesse artigo para aprender mais sobre o tema.

Os benefícios do sono saudável

Você tem que ser um bom profissional, bom marido/esposa, bom pai/mãe, reciclar, estar informado sobre política (nacional e internacional), cuidar da pele, perder peso, ter uma vida social, levar o cachorro para passear, explicar de onde vêm os bebês – e não se esqueça do presente da sua cunhada que faz aniversário no fim de semana. 

Apesar de o parágrafo anterior ser uma anedota, ele é altamente baseado nas demandas que nós temos encontrado cada vez mais no nosso dia a dia. São muitos pratos sendo equilibrados e nenhum deles pode (ou poderia) cair.

Agora, pense como tudo isso não impactaria diretamente no nosso sono ao fim do dia. Acaba ficando muito fácil dormir e não descansar! A qualidade do nosso descanso acaba sendo sacrificada para dar conta de todas essas coisas. O problema é que o sono é um fator fundamental para o nosso bem estar, já que afeta tanto a saúde física quanto mental. 

Pode até parecer que seu corpo desliga na hora do sono, mas não. É nesse momento que nossos órgãos trabalham arduamente para uma boa manutenção de diversos processos internos responsáveis pela recomposição molecular, o equilíbrio energético (é durante o sono que nosso corpo libera hormônios responsáveis por reparar as células), nossas funções intelectuais, nosso estado de alerta e nosso humor – para citar alguns exemplos.

Já reparou como quando você não dorme bem parece que seu dia não rende, o cérebro fica lento. Pois é, é isso mesmo! O seu corpo não conseguiu cumprir todas essas funções de maneira adequada na noite anterior. 

O sono saudável ajuda com que você possa pensar com mais clareza, se concentre melhor e tenha reflexos mais rápidos. Da mesma forma, a falta de sono prejudica o raciocínio, a capacidade de resolução de problemas e de atenção a detalhes. 

Tudo isso sem contar o nosso humor. O déficit de sono por um longo período de tempo pode impactar na forma como interagimos com o mundo a nosso redor e, em situações mais severas, resultar em quadros de depressão.

No corpo, a falta de um sono saudável pode impactar negativamente a qualidade de todos os tecidos, assim como a produção de hormônios de crescimento, o fortalecimento do nosso sistema imunológico, nosso apetite, respiração, pressão arterial e na saúde do coração. 

A falta de sono de qualidade pode ainda contribuir para casos de obesidade e infecções, podendo até mesmo criar condições semelhantes ao diabetes em pessoais saudáveis. Essa ausência impacta inclusive na eficácia da proteção de vacinas em nosso organismo.

Mas então o que é um sono saudável?

Ele consiste em quatro a cinco ciclos de sono, que incluem um período de sono profundo e um momento de sono REM, que é quando sonhamos. 

Em número de horas de sono saudável, o ideal pode variar muito de pessoa para pessoa, mas podemos considerar entre sete e oito horas o ideal para um adulto. Bebês irão dormir cerca de 16 horas por dia; crianças, uma média de 10 horas; e adolescentes, cerca de nove horas para obter o máximo benefício reparador do sono. 

Para alcançar esse sono saudável, é importante estar atento a fatores que podem causar perturbação, como estimulantes, cafeína e alguns tipos de remédios. Eletrônicos, como celulares, tablets e notebooks, também podem ser prejudiciais, já que a luz que emitem confunde o cérebro se é ou não hora de dormir.

Dificuldades para alcançar um sono saudável e tratamentos

De acordo com a Associação Brasileira do Sono (ABS), 73 milhões de brasileiros sofrem com insônia. Isso é mais de um terço da população! 

É claro que é normal que uma ou outra noite nós tenhamos mais ou menos disposição para dormir, mas se esse é um quadro que se repete mais de três vezes por semana por períodos maiores que um mês, pode ser interessante buscar ajuda profissional.

Os tratamentos variam em cada contexto individual, podendo ser um acompanhamento psicoterápico, exercícios de respiração e relaxamento, até remédios prescritos por um médico especialista. De modo algum se medique por conta própria – pode ser muito perigoso e desencadear problemas ainda maiores. 

Outra condição muito comum é a apneia do sono, distúrbio que causa a parada parcial ou completa da respiração durante o sono. Cerca de 70 milhões de pessoas no Brasil sofrem com isso.

Normalmente, a apneia pode ser percebida pelo ronco alto e irregular e, claro, a interrupção da respiração durante o sono. Com isso, o corpo deixa de receber oxigênio o bastante, e o cérebro entre em alerta, despertando a pessoa para que a traqueia se abra novamente para a recepção de ar. 

Aliás, clique aqui e aprenda como parar de roncar

Esse processo acaba por aumentar a pressão arterial e a frequência cardíaca, afeta os vasos sanguíneos que levam ao cérebro, aumentando as chances de AVC. A pessoa acaba acordando várias vezes durante a noite, o que acaba gerando estresse – e a distancia do sono saudável.

A apneia pode ser tratada com a realização de exercícios físicos regulares e perda de peso. Note a posição em que você dorme também e a qualidade e tamanho do colchão que você usa. Pessoas que dormem de lado costumam apresentar menor disposição a desenvolver apneia do sono. 

Casos mais graves podem ser tratados com aparelhos CPAP, conhecidos também como “máquina anti-ronco”, placas de mordida ou até mesmo cirurgias. O ideal, mais uma vez, é informar seu médico e pedir uma avaliação.

Como você pôde ver, um sono saudável é essencial para o bem estar. Então, se certifique da sua saúde e, se preciso, tome medidas para que você tenha boas noites de sono.

Leave a Reply

Close Menu

Mobly Comércio Varejista Ltda. - CNPJ: 14.055.516/0004-90 - Tel.: (11) 4933-0341
Endereço: Av. das Nações Unidas, 16737 Várzea de Baixo, São Paulo - SP - CEP 04730-090.