⚠️ Estamos sofrendo algumas instabilidades no momento, mas não se preocupe, já estamos resolvendo. Logo logo você poderá adquirir o seu Guldi.

Skip to main content
0

Carrinho

Dormir melhor

Pesadelos: o que fazer para evitar

By 12 de dezembro de 2023No Comments

Apesar de comuns, pesadelos podem ser um grande desafio para o descanso pleno. Eles nos acordam no meio da noite, nos deixam suando frio, com o coração acelerado e muito nervosos – o que acaba tornando difícil voltar a dormir.

E quando a gente não dorme bem, todo o resto do dia pode acabar sendo afetado. Nosso humor fica desiquilibrado, nossos níveis de energia caem – assim como nossa produtividade – e nossa saúde mental acaba afetada.

Dormir bem é muito importante para a nossa saúde, já que é durante o sono que nosso corpo realiza uma série de manutenções importantíssimas, nos rejuvenesce e refresca nossa mente. Tudo isso pode acabar sendo afetado quando sofremos com pesadelos constantes.

Dormir e não descansar é assunto sério, já que também pode desencadear doenças de ordem física e psíquica, como insônia crônica, depressão, ansiedade, doenças cardíacas e obesidade.

O que são pesadelos? De acordo com a Academia Americana de Medicina do Sono, pesadelos são sonhos vívidos, realistas e perturbadores, que costumam envolver ameaça à segurança ou sobrevivência, evocando sentimentos de medo, ansiedade ou terror.

Os pesadelos são mais comuns na infância, mas alguns de nossos medos e monstros debaixo da cama podem nos acompanhar na vida adulta. Entre 50% e 85% dos adultos relatam sofrer ocasionalmente com pesadelos.

Porém, há luz no fim do túnel. Pesadelos não passam de projeções de nossas mentes – são criados por nós mesmos -, logo podemos gerencia-los e até mesmo preveni-los. Assim como os sonhos, os pesadelos são uma tentativa da nossa mente de dar sentido a eventos do nosso dia, criando uma projeção em imagens durante nosso sono.

Se você sofre com pesadelos frequentes – mais de duas vezes na semana – que causam angústia e/ou danos à vida pessoal/profissional, pode ser que você sofra com transtorno de pesadelos.

Estratégias, como meditação e mindfulness, podem ajudar muito nesse processo de cura. Em casos mais severos, os tratamentos também podem incluir terapia comportamental e medicamentos.

Veja essas dicas que nossa equipe separou e vença essa guerra contra os pesadelos em nome da saúde e de um sono tranquilo.

O que causa pesadelos? Como evita-los?

Já que queremos evitar pesadelos, um passo importante é descobrir o que leva a eles. Embora ainda exista muito a se desvendar a respeito da nossa psique durante o sono, é observado que alguns elementos podem contribuir para o aumento de probabilidade de se ter um pesadelo.

Saber o desencadeia os pesadelos é o primeiro passo para obter controle sobre eles. Lembrando que sonhos, bons e ruins, são parte da vida e não podem ou devem ser eliminados por completo. Estamos falando aqui de casos em que pesadelos se tornaram um problema constante.

Estresse, ansiedade e falta de sono se destacam como algumas das causas mais comuns. E eles estão fortemente interligados, já que, se você está estressado, pode estar sofrendo com falta de sono – e se está com falta de sono, isso pode desencadear estresse.

De todo modo, a combinação contribui para o desenvolvimento de pesadelos. É como se a sua mente absorvesse a ansiedade acumulada durante o dia e a estendesse para depois do sono. Trabalho, relacionamentos ou mesmo tarefas do dia a dia podem ser causadores de agitação mental, causando pesadelos.

Comer muito perto da hora de dormir também é um fator contribuinte. Refeições muito pesadas ou muito picantes tarde da noite podem não valer a pena, já que o desconforto físico que elas causam perturba o sono, o que pode levar a sonhos ruins.

Outro ponto importante (que você já deveria ter aprendido quando era criança) é que filmes, programas de TV ou livros assustadores podem causar pesadelos. Seu subconsciente pode acabar incorporando o conteúdo da história, criando sonhos perturbadores. Melhor evita-los depois que as luzes se apagam.

Se você passou por alguma experiência traumática, seja recente ou em um passado distante, o choque pode se refletir em um sonho. Isso é normal. É a forma como o cérebro processa o abalo, mas pode acabar levando a pesadelos angustiantes e recorrentes.

Para algumas pessoas, pode parecer que álcool e drogas são elementos que induzem ao sono, mas a realidade é que essas são substâncias que também podem perturbar a qualidade do descanso noturno. Elas podem levar a pesadelos intensos e vívidos.

Alguns medicamentos também podem ser causadores de pesadelos. Os mais comuns são antidepressivos, betabloqueadores e remédios para pressão arterial. Se seus pesadelos começaram depois de iniciar algum tratamento com remédio, converse com seu médico.

E por fim, mas não menos importante, distúrbios de sono de modo geral são fortes indutores de pesadelos. Apneia do sono e síndrome das pernas inquietas são apenas alguns exemplos de condições que podem atrapalhar o sono e causar pesadelos. Outro bom motivo para consultar seu médico. Para o caso de ronco seu ou do seu parceiro, aprenda aqui como parar de roncar.

Como parar de ter pesadelos? Estabeleça uma rotina de sono

Aqui estamos falando de higiene de sono, uma rotina de boas práticas que promovem um descanso físico e mental de maior qualidade.

Os pesadelos ocorrem durante o sono de movimento rápido dos olhos (REM, na sigla em inglês), fase durante a qual nossos músculos relaxam e sonhos aparecem. Acordar no meio do REM permite a lembrança vívida do sonho e o sofrimento que ele causou.

Logo, uma das formas mais eficazes de evitar pesadelos e promover um sono mais profundo, fazendo com que você acorde com menos frequência. Pense bem, qual é o problema de se ter pesadelos se você não lembra que os teve quando acorda?

Uma rotina saudável de sono inclui atividade física regular, horários bem estabelecidos para dormir e acordar, um ambiente escuro e com temperatura agradável, tamanho do colchão e sua qualidade, evitar bebidas estimulantes depois de certo horário e promover atividades relaxantes durante o período da noite.

Faça um check up

Se o problema persistir, busque ajuda de um médico. Algumas vezes, existem condições ocultas do seu corpo que podem estar causando pesadelos. Descobrir quais são elas e iniciar um tratamento adequado pode ser o que você precisa para ter um sono de qualidade.

Falamos anteriormente da apneia, por exemplo. Ela é uma forte indutora de má qualidade do sono, que por sua vez é causa de pesadelos. O mesmo ocorre com distúrbios de saúde mental, como depressão, ansiedade e transtorno de estresse pós-traumático.

Fale com um profissional da saúde e, juntos, vocês poderão descobrir como resolver essa condição e, por consequência, dar fim aos pesadelos. Vai dar tudo certo!

Leave a Reply

Close Menu

Mobly Comércio Varejista Ltda. - CNPJ: 14.055.516/0004-90 - Tel.: (11) 4933-0341
Endereço: Av. das Nações Unidas, 16737 Várzea de Baixo, São Paulo - SP - CEP 04730-090.