⚠️ Estamos sofrendo algumas instabilidades no momento, mas não se preocupe, já estamos resolvendo. Logo logo você poderá adquirir o seu Guldi.

Skip to main content
0

Carrinho

No mundo da alta performance esportiva, qualquer milésimo de segundo faz a diferença e isso inclui o tempo dentro e fora das atividades. Não é à toa que a vida de atleta se resume numa tríade de alimentação, treino e descanso adequados. E o sono se encaixa exatamente nessa relação.

No seu cotidiano, talvez você já tenha tido uma noite ruim. Como você se sentiu no dia seguinte? Muito provavelmente indisposto, não é? Agora, imagine essa mesma situação quando você pratica um esporte de alto desempenho. As coisas não saem como você espera.

Seja você é um praticante frequente de esportes, um iniciante ou então um competidor, deve saber que a relação entre performance e sono precisam ser equilibradas. Por isso, continue neste artigo para descobrir mais sobre o assunto!

Como desde atletas de elite precisam de um sono perfeito

Se você ainda não sabe da verdadeira importância que o sono tem na vida de qualquer pessoa, há bons exemplos do mundo dos esportes para você entender isso.

Em 2018, a seleção de futebol masculina da Bélgica, levou seus próprios colchões para a Copa da Rússia. O motivo? Garantir um sono perfeito aos atletas de elite para os jogos do maior campeonato da categoria, do mundo. E se você acha que isso foi frescura, aqui vai outro exemplo, desta vez, de um craque nacional.

Marcelo, o lateral-esquerdo da seleção brasileira de futebol, teve dores nas costas durante os jogos na Rússia. A causa? O colchão do hotel em que ele estava hospedado com a equipe. Esse desconforto de postura provocado pelo colchão, além de ter tirado o sono do atleta, o tirou também de vários jogos. As dores insuportáveis nas costas o fizeram pedir ao técnico para ser retirado de campo, já que sua performance foi totalmente comprometida.

Para resolver o problema, uma startup até enviou um colchão para o jogador, para que ele, pelo menos, se não entrasse mais em campo, tivesse noites melhores. Porém o custo do produto enviado para o Marcelo é alto e para poucos, diferentemente do colchão Guldi, que tem alta qualidade, 5 anos de garantia e é vendido por menos do que a metade do preço dos concorrentes.

Prejuízos de um mau sono na performance esportiva

As consequências de uma noite ruim vão desde mentais, físicas a até fisiológicas.

Instabilidade emocional

A estabilidade emocional é um dos principais fatores que faz com que o desempenho nos esportes decline consideravelmente. Com noites mal dormidas, o lado emotivo é fortemente abalado e o humor se altera — fator preponderante nas atividades.

Um dos sintomas que aparece nitidamente é a raiva, que pode estragar a interação entre jogadores em esportes em grupo e dificultar a tomada de decisões nas atividades.

Aumento de estresse

É durante o sono que o organismo libera hormônios para regular funções pelo corpo. Uma ou várias noites mal dormidas resultam num desequilíbrio entre esses elementos, e o cortisol, hormônio produzido em resposta ao estresse, é mais produzido.

Como efeito colateral, a agitação, o nervosismo e a falta de concentração aparecem e prejudicam totalmente o desempenho físico e mental em qualquer esporte.

 

Overtraining

O corpo precisa de um tempo de recuperação, tanto físico quanto mental, para estabilizar-se depois de uma atividade e recompor suas energias.

Além do excesso de treino, um sono prejudicado pode causar o chamado overtraining — quando o organismo não consegue se recuperar a tempo para a próxima atividade.

Isso provoca dores pelo corpo, insônia, falta de apetite, mudanças de humor e, consequentemente, a performance cai muito. Ou seja, um cronograma de treinos pode ser totalmente prejudicado por noites mal dormidas.

Por isso, na busca de boa performance não só em esportes, mas também no dia a dia de trabalho e no bom convívio com familiares e amigos, tenha um sono regulado. Principalmente se você competir, deve dar muita atenção a essa parte, que sempre será fundamental para o bom funcionamento de todo o organismo.

Conheça mais sobre as avaliações do colchão Guldi, parceiro de esportistas e de quem preserva seu sono tanto quanto suas outras atividades!

Leave a Reply

Close Menu

Mobly Comércio Varejista Ltda. - CNPJ: 14.055.516/0004-90 - Tel.: (11) 4933-0341
Endereço: Av. das Nações Unidas, 16737 Várzea de Baixo, São Paulo - SP - CEP 04730-090.