⚠️ Estamos sofrendo algumas instabilidades no momento, mas não se preocupe, já estamos resolvendo. Logo logo você poderá adquirir o seu Guldi.

Skip to main content
0

Carrinho

Existem muitos inimigos do sono. Alguns podem ser caracterizados como distúrbios. É o caso da insônia, apneia, bruxismo, entre outros. Mas também existem outros obstáculos, que podem mais simples de resolver. Este é o caso do uso de aparelhos eletrônicos, prática de atividades antes de dormir, etc.

Uma pesquisa da Associação Brasileira do Sono (ABS) revelou que 73 milhões de brasileiros dormem mal. O pneumologista Maurício da Cunha Bagnato, da Unidade de Medicina do Sono do Hospital Sírio-Libanês, disse que 30% a 40% dos brasileiros sofrerá, em algum período, somente com a insônia.

Esses dados são importantes para demonstrar como os brasileiros têm dormido mal..Ter boas noites de sono é fundamental não só para o descanso. É durante o sono que o corpo produz proteínas e hormônios, regenera tecidos e grava memórias.

O sono também é importante para o melhor funcionamento do sistema imunológica, para a redução de estresse. Até mesmo para o melhor funcionamento do sistema gastrointestinal.

Dormir bem é realmente uma questão de saúde. Então, o que fazer diante desses dados? Se você se fez essa pergunta, veio ao texto certo. Vamos mostrar aqui os principais inimigos do sono e o que é possível fazer para evitá-los ou tratá-los.

Insônia

Vamos começar com um dos principais distúrbios. Insônia é quando a pessoa tem dificuldade para dormir ou até mesmo acorda antes do tempo. Há a dificuldade de desligar e permanecer desligado.

As causas podem estar relacionadas aos maus hábitos noturnos ou ansiedade. Quem sofre de insônia passa por situações de cansaço, dores no corpo e na cabeça, se irrita facilmente.

Um dos tratamentos utilizados é a terapia cognitivo-comportamental. Então, se você suspeita que possa sofrer de insônia, procure um médico e volte a dormir bem.

Apneia do sono

Este distúrbio obstrui o fluxo de ar na garganta. Por isso, o sono não é reparador. Quem sofre de apneia sente-se cansado  e sonolento durante o dia.

Sua principal causa é a obesidade, pois faz com que a língua fique mais pesada e maior que o normal — por isso ela obstruiu a passagem de ar, pois cai em direção à faringe.

Para saber se você realmente sofre de apneia é preciso passar pela polissonografia. Geralmente o aparelho CPAP resolve o problema — ele joga uma corrente de ar pela boca. Mas há casos em que podem ser necessárias cirurgias ou aparelhos bucais.

Bruxismo e outros transtornos

Existem ainda transtornos como sonambulismo, pernas inquietas e bruxismo, que podem prejudicar a sua noite de sono.

O sonambulismo pode se apresentar através de falas desconexas ou até mesmo de movimentos desconexos — existem casos em que quem sofre deste transtorno caminha pela casa, realiza tarefas e não percebe. Ele costuma ser mais comum na infância.

O bruxismo é aquele ranger de dentes. Quem tem este transtorno costuma acordar com dores na mandíbula e com o tempo a dentição vai ficando desgastada.

Por fim, o transtorno das pernas inquietas, que faz com que a pessoa sinta uma necessidade irresistível de movimentar esses membros. Isso para aliviar uma sensação desagradável, que não deixa dormir.

Em todas essas situações, é recomendado procurar ajuda médica, pois cada caso possuí um tratamento específico.

Obstáculos para dormir

Além dos principais distúrbios que citamos, existem outros obstáculos que fazem com que a noite não seja boa. Vamos conhecer e aprender a resolver estes problemas?

1. Aparelhos eletrônicos

Repense comigo a sua rotina antes de dormir: você desliga a televisão e vai para o quarto. Junto, está o celular. Você deita, pega o aparelho só para olhar as últimas notificações, conferir aquela página de animais que fazem coisas fofinhas. Afinal, nada melhorar para relaxar antes de ter uma boa noite de sono, não é verdade?

Infelizmente, não. Por quê?

Um dos principais obstáculos para dormir bem é a luz fria — aquela luz azul, usada em lâmpadas, celulares, televisores. Essa luz inibe a produção de melatonina, o hormônio do sono.  Por isso, a dica é: desligue os aparelhos eletrônicos 1h antes de ir dormir. Leia um livro, tome um banho quente, troque a luz azul por aquela lâmpada com luz amarela na sua cabeceira da cama e aproveite uma boa noite de sono.

2. Ingerir bebidas alcoólicas

É muito comum pensar: ah, mas ingerir álcool me faz ter sono! Sim, em muitas casos o consumo de bebidas leva ao sono, mas o problema aqui é que ele não é reparador. Assim, não cumpre as funções necessárias para a manutenção da saúde.

Junto com a ingestão de álcool está a alimentação pesada, outro inimigo de uma boa noite de sono. Evite alimentos com muita açúcar, gordura trans e sódio.

3. Atividades físicas

Com certeza você já ouviu falar em adrenalina. Este hormônio é liberado quando fazemos exercícios físicos. A adrenalina é o oposto do que você precisa para a hora de dormir.

Se você tem o hábito de praticar exercícios à noite, uma dica: faça isso ao menos 2h antes de deitar e tenha uma boa noite bem dormida.

Uma ideia para se praticar antes de dormir é a aromaterapia. Essa prática, feita com óleos, promete aliviar o estresse, a ansiedade e ajudar a dormir melhor. A dica para ter uma boa noite de sono é utilizar essências de laranja, manjerona e lavanda.

4. Qualidade do colchão

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), fez uma pesquisa que identificou que uma pessoa com 71 anos passou pelo menos 23 anos dormindo. É muito tempo para perder com um colchão ruim.

Se você tem dor nas costas ou aquela sensação de cansaço pelo corpo, pode ser que o problema não seja um distúrbio do sono, como insônia e apneia, mas o colchão ruim.

Colchão pode sim ter o prazo de validade vencido ou até mesmo não ser o ideal para o seu tamanho e tipo físico. Por isso é muito importante ficar atento e pesquisar antes de comprar. Nem sempre preço baixo é a melhor saída, ainda mais se tratando de saúde.

Esses são os principais motivos que levam hoje milhões de brasileiros a terem noites mal dormidas. Dormir bem não é um privilégio, é uma necessidade.

Agora que você já sabe as principais causas de noites mal dormidas, é hora de colocar em prática as dicas de como dormir melhor.

Siga-nos no Facebook, confira as nossas atualizações e saiba o que mais é possível fazer para ter uma boa noite de sono.

Leave a Reply

Close Menu

Mobly Comércio Varejista Ltda. - CNPJ: 14.055.516/0004-90 - Tel.: (11) 4933-0341
Endereço: Av. das Nações Unidas, 16737 Várzea de Baixo, São Paulo - SP - CEP 04730-090.