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10 verdades e mitos sobre o sono

Por 7 de agosto de 2020Um Comentário

Não importa o assunto, sempre tem aquele especialista que (mesmo sem saber muito bem) afirma conhecer tudo sobre e já quer ir logo dizendo o que precisa ser feito. Quando o assunto é qualidade do sono, isso não é diferente.

Mas, será mesmo que beber leite quente ajuda a dormir melhor? Será que a qualidade do colchão influencia no repouso? A nicotina contribui com as noites mal dormidas? Atividades físicas ajudam a ter mais qualidade do sono?

Se você tem essas e outras dúvidas sobre o assunto, confira agora mesmo a nossa lista de mitos e verdades sobre o sono. Vamos lá?

1. Beber leite quente ajuda a dormir melhor

Mito. Sabe aquela velha história que, muito provavelmente, a sua avó falava de que você precisa beber uma xícara de leite para dormir melhor? Pois, bem! É um mito!

Tomar uma bebida quente antes de dormir faz parte do ritual de sono de muitas pessoas. No entanto, o leite não é a melhor alternativa, afinal, ele tem gordura e é rico em proteína — isso significa que você pode, inclusive, ter dificuldades para dormir.

2. O colchão influencia na qualidade do sono

Verdade. Escolher o colchão ideal é fundamental para conseguir repousar com qualidade. Afinal, a sua coluna precisa ter um bom suporte para que você não acorde no dia seguinte com dores pelo corpo.

Colchões inapropriados prejudicam a sua saúde e interferem diretamente na qualidade do sono. Por isso, escolha o melhor colchão e o melhor travesseiro para conseguir repousar adequadamente, certo?

>> Você também pode gostar de aprender mais sobre a anatomia do bom colchão.

3. Nicotina prejudica o sono

Verdade. Não é recomendado fumar antes de dormir porque a nicotina é um estimulante. Por isso, ela retarda o sono e ainda aumenta os seus despertares noturnos. Como consequência, você tem um sono muito mais leve e não consegue descansar da forma mais adequada.

Pessoas que fumam têm mais dificuldade para dormir e ainda acordam muito agitadas na manhã seguinte. Além disso, o cigarro é um grande malefício para o organismo, uma vez que pode provocar câncer, infecções, ansiedade, depressão e doenças cardíacas.

4. É preciso comer bem (muito) para dormir bem

Mito. Quando você investe em uma alimentação pesada e repleta de gordura faz com que o seu organismo tenha mais dificuldade na hora da digestão. Com uma digestão difícil o sono fica muito mais leve e, consequentemente, de má qualidade.

Por isso, a dica é sempre investir em uma alimentação saudável e evitar comer em até duas horas antes de deitar. No entanto, jamais pule o jantar porque você pode acordar no meio da noite com fome e vontade de atacar a geladeira!

5. É preciso dormir cedo para o corpo recuperar as energias

Mito. Em nenhuma hipótese a qualidade do sono depende da hora de deitar. O que é importante ter em mente de que é preciso ir dormir quando a sonolência aparece. Sinais como bocejos e pálpebras pesadas indicam que você precisa repousar.

É importante observar que os adultos devem dormir entre 7 e 9 horas por dia. No entanto, mais importante do que a quantidade dessas horas é preciso observar a qualidade do sono. Somente com o repouso adequado o seu corpo descansa por completo.

6. Praticar atividades físicas ajudam a dormir melhor

Verdade. Pessoas que praticam atividades físicas regularmente desfrutam de grandes benefícios na hora de dormir. A prática esportiva faz com que o corpo libere endorfina (um neurotransmissor que promove a sensação de bem-estar).

Por isso, praticantes de atividades físicas têm mais facilidade para repousar do que uma pessoa sedentária. Os exercícios contribuem para a melhoria do sistema respiratório, combatem problemas de apneia e ronco e ainda ajudam a manter o corpo sempre no peso ideal.

7. Fazer uma sesta de 10 minutos diários é benéfico para o organismo

Verdade. Saiba que você pode dar uma sesta curta diariamente depois do almoço e no início da tarde. No entanto, ela não deve ultrapassar 10 minutos, afinal, ela pode fazer com que você não tenha sono antes de dormir no período da noite.

Além disso, depois dos 15 minutos de sesta o seu corpo entra em sono profundo. Dessa maneira, o despertar se torna mais difícil promovendo a sensação de que você acordou ainda mais cansado.

8. Tomar um banho quente antes de dormir ajuda a dormir melhor

Verdade. Se você tomar um banho quente cerca de 30 minutos antes de deitar, saiba que vai conseguir dormir melhor e mais rapidamente. Isso acontece porque a água quente ajuda a regular melhor a sua temperatura corporal.

Os banhos quentes melhoram a circulação de sangue e estimulam a temorregulação. Além disso, eles relaxam a enxaqueca, purificam o rosco e ainda aliviam o seu corpo das tensões diárias.

9. Contar carneirinhos ajuda a dormir

Mito. Não há nenhum dado que comprove que contar carneirinhos ajuda a dormir mais rapidamente! Inclusive, convenhamos: é uma “técnica” muito estressante, você concorda?

Vale a pena investir em ler um trecho de algum livro, escutar uma música relaxante e até mesmo fazer alongamentos mais leves. Mas, contar carneirinhos, não!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

10. O cérebro descansa durante o sono

Mito. Não pense que o seu cérebro vai descansar durante o repouso porque isso não acontece! Muito pelo contrário: dormir é uma prática que promove a manutenção de todas as atividades cerebrais.

Quando dormimos o nosso cérebro acelera os processos mentais de acordo com as fases do sono. Para você ter uma ideia, na fase de rapid eye movement (REM), ou movimento rápido dos olhos, o cérebro desempenha uma atividade muito intensa:

  • fixa memórias;
  • organiza pensamentos;
  • consolida os processos intelectuais;
  • exercita a criatividade e;
  • muito mais!

Agora que você aprendeu os principais mitos e verdades sobre o sono, que tal compartilhar este conteúdo nas suas mídias sociais? Assim, todos os seus amigos e familiares também podem conferir o assunto e desmistificar alguns pensamentos!

 

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