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Qualidade do sono: dormir mal pode afetar a saúde neurológica?

Por 24 de julho de 2020Comentários

Não é nenhuma novidade que dormir bem é fundamental para melhorar o seu bem-estar, certo? No entanto, você sabia que a qualidade do sono influencia diretamente na sua saúde neurológica? É isso mesmo!

Uma noite de sono ruim traz diversos problemas e também consequências de saúde a longo prazo. No entanto, não queremos que uma noite mal dormida atrapalhe a sua rotina!

Por isso, neste post, vamos explicar qual é a importância de ter uma boa qualidade de sono. Vamos lá?

Confira quais são os problemas causados pelas noites inadequadas de sono

Se você tem uma rotina de não dormir bem, saiba que precisa mudar os seus hábitos imediatamente! Afinal, não investir na qualidade de sono traz diversas complicações de saúde a longo prazo.

Então, saiba que dormir mal causa diversos problemas que afetam diretamente a sua saúde neurológica, tais como:

  • perda de memória;
  • dificuldade no aprendizado;
  • falta de concentração;
  • cansaço excessivo;
  • alterações de humor;
  • nervosismo;
  • irritabilidade;
  • dor de cabeça;
  • falta de energia.

Além disso, dormir mal prejudica o estado de vigilância também a coordenação motora: você fica com reflexos muito mais restritos, bem como o tempo de reação ou de tomar decisões se tornam bem limitados.

Entenda por que o sono é necessário

Quando dormimos o nosso organismo libera toxinas do cérebro que são responsáveis por armazenar informações e tudo aquilo que aprendemos durante o dia.

Dessa maneira, isso está diretamente relacionado com a nossa saúde emocional e mental. Além disso, uma boa noite de sono ajuda a regular o nosso sistema hormonal, endócrino e também imunológico.

>> Você também pode gostar de aprender mais sobre as fases do sono!

Saiba como deve ser a qualidade de sono para os notívagos

Notívago é um termo utilizado para descrever uma pessoa que troca o dia pela noite. Ou seja, durante o dia ela dorme e no período noturno trabalha e realiza as suas demais atividades diárias.

Vale lembrar que a atividade noturna não é uma situação fisiológica, mas sim, forçada. No entanto, vale considerar que existem pessoas que preferem e se adaptam muito bem a essa rotina.

No entanto, se você também é uma dessas pessoas, saiba que é preciso dormir a mesma quantidade de horas que dormiria à noite para que não haja um desiquilíbrio no organismo.

Veja o que pode ser feito para melhorar a qualidade de sono

Se você quer ter uma boa qualidade de sono e melhorar a sua saúde neurológica, confira as nossas dicas essenciais:

  • escolha o colchão ideal;
  • utilize travesseiro e roupas de cama adequadas;
  • invista em pouca iluminação;
  • não utilize aparelhos eletrônicos antes de dormir;
  • beba um chá calmante para relaxar antes de repousar;
  • tenha uma agenda organizada para evitar ficar pensando em problemas ou no que será necessário realizar no dia seguinte;
  • pratique exercícios físicos;
  • invista em uma alimentação saudável;
  • beba bastante água;
  • fique longe de energéticos, cigarros e bebidas alcoólicas.

Agora que você aprendeu sobre a importância da qualidade do sono e como repousar inadequadamente afeta a sua saúde neurológica, que tal conferir tudo o que você precisa saber sobre colchões? Veja o nosso guia agora mesmo!


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