⚠️ Estamos sofrendo algumas instabilidades no momento, mas não se preocupe, já estamos resolvendo. Logo logo você poderá adquirir o seu Guldi.

Skip to main content
0

Carrinho

Dormir

6 curiosidades do sono que você precisa conhecer

By 15 de junho de 2020março 30th, 2023No Comments

Você sabia que muitas pessoas sonham em preto e branco? Que quem acorda cedo é mais produtivo e quem dorme tarde é mais criativo? Que animais também sonham? Esportistas dormem melhor? Descubra agora 6 curiosidades do sono que você precisa conhecer.

Não é de hoje que as pessoas dormem — ah, não me diga!? — porém, não pelo motivo óbvio, mas sim com o tempo e pesquisas, foi possível descobrir diversas curiosidades do sono.

Descubra o que acontece nesse período em que você fecha os olhos e a sua mente vai para outro mundo, onde tudo pode acontecer. Confira 6 curiosidades do sono neste post!

1. Curiosidades do sono revelam que esportistas dormem melhor

A prática frequente de atividades físicas por, pelo menos, 10 a 15 minutos auxilia a dormir melhor. Portanto, quem é o esportista da vez em casa tem um sono regulado. A pesquisa que constatou esse fato é da National Sleep Foundation, nos Estados Unidos.

Uma boa noite de sono é impulsionada pelos benefícios que o esporte traz, como redução da ansiedade e estresse, regulação do apetite, entre outros. Portanto, sono e performance esportiva tem tudo a ver.

2. Muitas pessoas sonham em preto e branco

Cerca de 12% das pessoas no mundo sonham como se estivessem assistindo à chegada do homem à Lua, ou seja, ao vivo, mas em preto e branco.

Esse número é pequeno, mas é o que acontece com boa parte das pessoas que tiveram uma infância em frente às telas antigas em preto e branco. É, a mídia faz toda a diferença na cultura, tanto que é capaz de dar cor aos seus sonhos. A notícia sobre pessoas que sonham em P&B saiu em primeira mão no jornal The New York Times.

 

3. Quem joga videogame tem mais chance de ter sonhos lúcidos

Cuidado, o seu inimigo está à sua frente! Calma, é só um sonho. A relação entre jogos de videogame e sonhos lúcidos, aqueles em que você sabe que está sonhando e controla as suas ações, foi trazida por uma psicóloga canadense.

A profissional concluiu que aqueles que tinham contato direto com os jogos eram habituados a controlar realidades alternativas. Os sonhos são um dos tipos desta fantasia, mas produzidos pela sua mente.

4. Dormir pouco aumenta o risco de ganhar peso

Ficar em claro te dá, logicamente, mais tempo para comer, e é aí que mora o risco de ganhar peso por dormir mal. O estudo desenvolvido pela Universidade da Califórnia constatou que pessoas que dormiam mal ganhavam mais peso do que aqueles que dormiam melhor.

Não é à toa que assaltar a geladeira de madrugada, nem que for só uma vez ou outra, sempre foi motivo de ganhar peso.

 

5. Animais também sonham

O seu felino ou o seu cachorro dorme lambendo os beiços? Talvez eles estejam sonhando com um pote novo de ração ou aquele petisco que eles amam só de ver a embalagem.

Estudos feitos em diversas épocas e em diferentes países, mostram uma correlação consistente que comprova que animais como gatos, cachorros e até ratos, também sonham — curiosidades do sono vão além dos humanos.

 

6. Acorda cedo? É produtivo. Dorme tarde? É criativo

Reuniões de negócios de dia ou fazer pinturas à noite? A relação entre ser uma pessoa produtiva e acordar cedo, e ter mais criatividade e dormir tarde pode explicar o seu ritmo de trabalho. A pesquisa que identificou esses padrões em diversas pessoas foi publicada na Harvard Business Review.

Se a sua produtividade é maior pela manhã e, quando a tarde chega você já quer que o dia termine, pode ser que seu perfil seja de produzir muito. Já se gosta mesmo é de ficar à noite fazendo projetos e tendo ideias, a explicação das suas criações tem fundamento agora com estas curiosidades do sono.

Conhecer curiosidades do sono traz à tona respostas que ficavam por detrás dessa atividade natural de todos os seres — vide até os peixes e plantas. Se o seu comportamento está muito ligado às suas noites de sono, imagine o quanto dormir mal não faz.

Curta nossa página no Facebook para ficar por dentro de mais conteúdos interessantes sobre o sono!

Leave a Reply

Close Menu

Mobly Comércio Varejista Ltda. - CNPJ: 14.055.516/0004-90 - Tel.: (11) 4933-0341
Endereço: Av. das Nações Unidas, 16737 Várzea de Baixo, São Paulo - SP - CEP 04730-090.