⚠️ Estamos sofrendo algumas instabilidades no momento, mas não se preocupe, já estamos resolvendo. Logo logo você poderá adquirir o seu Guldi.

Skip to main content
0

Carrinho

Dormir melhor

O que causa insônia: descubra seis motivos

By 13 de abril de 2023No Comments

Atualmente, cerca de 10% da população mundial sofre de insônia crônica, uma condição médica caracterizada por dormir e não descansar ou pela dificuldade em permanecer dormindo o suficiente até se sentir descansado. O que causa insônia podem ser diversos motivos, como estresse, depressão, ansiedade ou episódios traumáticos, e, não podendo ser considerada uma enfermidade grave, pode ser tratada de diversas maneiras, incluindo medicamentos apropriados e prescritos por um profissional da saúde.

Se você tem dificuldade em adormecer, fica acordado a noite por longos períodos, acorda cedo demais e não consegue voltar a dormir, não se sente totalmente revigorado ao levantar ou não consegue tirar um cochilo durante o dia mesmo se sentindo cansado, atenção, esse texto pode ser importante para você.

Episódios ocasionais podem ir e vir sem causar problemas à saúde, porém casos mais agudos podem se estender por meses ou mesmo anos. A segunda situação pode impactar diretamente na qualidade de vida, limitando as atividades do dia a dia, afetando o humor e prejudicando o relacionamento com familiares e amigos.

O que é e o que pode causar a insônia?

De modo resumido, a insônia se caracteriza pelo período em que a pessoa não está conseguindo dormir direito – seja não o suficiente ou seja permanecer dormindo. Enquanto para algumas pessoas, essa condição pode ser um pequeno inconveniente, para outros pode se tornar uma grande perturbação.

Os estudiosos do tema ainda não sabem ao certo o que causa a insônia, mas é certo que muitos fatores podem estar envolvidos. A genética pode ser um fator determinante já que traços do sono podem ser passados de geração em geração.

Condições mentais e doenças podem causar insônia

O que pode causar insônia são cérebros mais ativos e diferenças químicas cerebrinas, assim como condições de saúde, tais quais infecções, lesões, e condições crônicas, como doença de Parkinson e refluxo.

Ainda, cerca de metade das pessoas que apresentam insônia sofrem de pelo menos alguma outra condição de saúde mental, como depressão, ansiedade ou esquizofrenia.

Estresse também causa insônia

Além disso, condições do dia a dia, como pressão ou estresse também podem ser fatores de contribuição. Do mesmo modo, mudanças – breves ou não – de rotina, como jet lag, dormir em um lugar desconhecido, ajustes de horários de novas rotinas de trabalho, etc. também podem ser fatores prejudiciais ao sono.

A causa da insônia pode ser os maus hábitos

O que causa insônia também são maus hábitos do sono, conhecidos como higiene do sono, como uso de telas próximo ao horário de dormir e o alto consumo de cafeína ou álcool. Um ambiente ruim para o sono também não pode ser desconsiderado como um elemento importante, como o tamanho de colchão e seus níveis de conforto e qualidade, um lugar muito claro ou muito barulhento, muito quente ou muito frio, etc.

O que causa insônia pode ser sua alimentação

Comer um lanchinho próximo a hora de dormir não tem problema nenhum. Uma fruta, um iogurte, um chá; se tiver mais fome, um peixe grelhado com salada e purê, caldos de legumes, ovos ou queijo.

Agora, mandar uma feijoada e um vatapá e se deitar não vai dar muito certo. Você provavelmente irá se sentir bastante desconfortável, podendo ter episódios de azia e refluxo, que, com certeza, irão atrapalhar a qualidade do seu sono.

Quanto sono eu preciso?

Não existe uma regra que possa responder essa pergunta com facilidade, mas uma média considerada comum para um adulto varia entre sete e nove horas. Bebês irão dormir mais que isso e pessoas idosas irão dormir menos.

No entanto, o maior fator determinante do que é a insônia não são as horas dormidas, mas sim se o sono é de boa qualidade. Ou seja, você não está dormindo bem se está sentindo constantemente cansado ao longo de dia e se isso está, de fato, atrapalhando a sua rotina.

O quão comum é ter insônia?

Primeiramente, é importante ressaltar que a insônia pode ser dividida em aguda (de curto prazo) ou crônica (de longo prazo). A insônia é considerada primária quando acontece sozinha e secundária quando é o sintoma de outra condição ou circunstância.

Essa é uma doença muito comum que afeta o cronotipo do indivíduo podendo afetar um a cada três seres humanos adultos no mundo. Desse total, 10% irá sofrer do transtorno de insônia, quando a condição se manifesta a longo prazo.

Como se precaver?

Existe uma série de boas práticas do sono que podem contribuir para o fim da insônia, como definir um horário regular tanto para dormir quanto para acordar. Relaxar antes de dormir é outro fator importante e você pode fazer isso com um banho quente bem calmante e música suave.

Se o seu sono está sendo prejudicado por condições do ambiente em que você está inserido, como excesso de claridade e barulho, use cortinas ou persianas grossas para o quarto – ou mesmo uma máscara para os olhos. Para evitar barulho, existem tampões para os ouvidos que irão cessar o desconforto.

Antes de ir para cama, evite também consumir bebidas com cafeína ou alcoólicas, assim como alimentos muito pesados. Apesar de muitas pessoas gostarem de ir à academia no período noturno, isso é algo que também deve ser evitado quando se está apresentando dificuldade para dormir.

Evite o uso de celulares, tablets e computadores perto do horário do sono.
As luzes que esses aparelhos emitem podem confundir o cérebro, que não irá saber ao certo se é dia ou noite, se é hora de dormir ou estar desperto.

Por fim, evite cochilar durante o dia. E se seu problema for estresse, faça uma lista com todas as atividades que precisam ser resolvidas no dia seguinte assim como o plano para que elas sejam terminadas. Isso irá te ajudar a esquecê-las – e talvez você descubra que elas não são tantas nem tão graves como você pensava.

Quando é a hora de procurar um médico?

Independente de o que causa insônia, se a falta de sono está começando a atrapalhar a sua rotina, busque um profissional da saúde que irá identificar o que pode estar causando a sua condição e como ela pode ser tratada. Caso seja diagnosticado um distúrbio do sono, você poderá ser encaminhado para um centro de sono para outros testes.

Leave a Reply

Close Menu

Mobly Comércio Varejista Ltda. - CNPJ: 14.055.516/0004-90 - Tel.: (11) 4933-0341
Endereço: Av. das Nações Unidas, 16737 Várzea de Baixo, São Paulo - SP - CEP 04730-090.