⚠️ Estamos sofrendo algumas instabilidades no momento, mas não se preocupe, já estamos resolvendo. Logo logo você poderá adquirir o seu Guldi.

Skip to main content
0

Carrinho

Dormir melhor

Como escolher travesseiro: saiba como encontrar o ideal

By 24 de outubro de 2023No Comments

Uma boa noite de sono é o resultado de um conjunto de variáveis que se alinham. Entre elas estão um bom colchão (como o nosso colchão enrolado), uma temperatura agradável, lençóis confortáveis, iluminação adequada, distrações mentais e – claro! – o travesseiro certo. Mas como escolher travesseiro?

Essa é uma pergunta importante e que não deve ser subestimada. Um bom travesseiro pode ser a diferença entre uma noite de sono tranquilo e uma em claro – ou pior, seguida de dores. Você irá precisar de um item que se adapte à sua posição de dormir, ao seu tipo de corpo e suas preferências individuais.

O objetivo é encontrar um travesseiro que seja um bom apoio para sua cabeça, pescoço e ombros, de modo que eles fiquem confortavelmente alinhados à sua coluna. Diferentes tipos de materiais irão oferecer uma grande variedade de suporte e conforto, dependendo da necessidade de cada indivíduo.

Nesse artigo, separamos algumas dicas que podem lhe ajudar nesse processo de escolha e quais fatores devem ser considerados. Veja só:

Como escolher travesseiro?

Certo, vamos começar do princípio. A função principal do seu travesseiro é dar o apoio que você precisa durante o sono para poder descansar sem desconfortos. Nesse caso, apoio não significa somente aconchego, mas sim um alinhamento neutro entre cabeça, pescoço e coluna – de modo que se respeite a curvatura natural dessa última.

Manter a coluna nessa posição de apoio neutro irá aliviar possíveis dores assim como a pressão sobre outras partes do corpo. Parece simples, não é, encontrar um travesseiro que atenda a essas necessidades!?

Porém, cada posição de dormir, em teoria, requer um tipo específico de travesseiro para que a postura considerada saudável seja mantida. Por isso, é necessário entender qual estilo de travesseiro é mais adequado para você. Não há uma resposta universal, one-size-fits-all.

Tendo as necessidades do seu corpo e da sua saúde devidamente atendidas, você poderá mergulhar de cabeça nos pequenos detalhes que satisfaçam as suas vontades. Afinal, existem inúmeras variáveis, como materiais e tamanhos, em termos de como escolher um travesseiro até encontrar aquele que combina melhor com você.

Para citar alguns exemplos de preferências pessoais, temos pessoas que sentem muito calor à noite – um travesseiro de espuma viscoelástica seria adequado; pessoas que cultivam forte consciência ecológica irão procurar travesseiros com forte presença de látex na sua composição. Resumindo, dar suporte à coluna é importante, mas outros fatores de preferencia pessoal devem ser considerados.

Como escolher o melhor travesseiro para o seu jeito de dormir?

Para responder essa pergunta, é preciso que você identifique em qual posição você dorme durante a maior parte do sono. É isso que irá informar o tipo de suporte que o seu corpo precisa.

Como escolher travesseiro se você dorme de bruços? Experimente o travesseiro mais fino. Como seu pescoço deve estar alinhado a sua coluna em posição neutra, esse tipo de travesseiro irá ajudar com que você não sinta a sensação de torção no pescoço.

Logo, se quando você for testar um travesseiro, tiver a sensação de estar sentado na primeira fila do cinema, talvez esse item não seja o mais ideal para você. Mas, claro, você terá que testar a peça simulando o modo como você dorme a maior parte do tempo para entender a reação do seu corpo.

Lembrando que dormir de bruços pode colocar uma pressão muito forte na região da lombar e abdômen – o que pode trazer dores no longo prazo. Existe também um risco aumentado para distensão de pescoço. Tente mudar de posição e dormir de lado e com um travesseiro de corpo para dar apoio.

Agora como escolher travesseiro se você dorme de lado? Um travesseiro mais alto, firme e reforçado é o mais adequado. A espessura ideal é aquela que garante uma distância confortável entre a sua orelha e seu ombro.

A altura mais elevada irá ajudar a manter pescoço e cabeça alinhados à coluna. Se você sentir que seu ombro está afundando muito dentro do colchão, tente um travesseiro ainda mais alto. E para completar esse posicionamento, tente também acrescentar um travesseiro entre os joelhos.

E como escolher travesseiro se você dorme de costas? Considere um travesseiro de tamanho médio e de firmeza média, para que seu pescoço não fique inclinado para frente. Esse tipo de travesseiro irá aliviar pressão nos ombros e pescoço.

Se você repousar a cabeça sobre o travesseiro e estiver vendo a parede, seu travesseiro é alto demais e sua cabeça ficará esticada para baixo. Se você estiver vendo o teto, é muito baixo – e irá parecer que você está dormindo no chão, o que não é muito confortável. O meio termo é o ideal.

A espuma viscoelástica, também conhecida como memory foam, é uma boa aposta para quem dorme nessa posição, porque se molda ao formato do seu pescoço e cabeça. Se seu travesseiro for macio demais, ele poderá perder a forma ao longo da noite por conta do peso da sua cabeça – e aí voltamos à estaca zero.

E se precisa de ainda mais apoio, tente adicionar mais um travesseiro embaixo dos seus joelhos para aliviar pressão na lombar.

Como escolher um travesseiro considerando tipos diferentes de corpos?

Os diferentes tipos de corpos também são fatores importantes na decisão de como escolher travesseiro.
Se você é uma pessoa pequena, mesmo que você durma de lado, um travesseiro muito alto irá prejudicar o alinhamento da sua coluna. Já pessoas grandes vão precisar de um suporte extra, mais espaço no travesseiro e regular o tamanho do colchão para promover o alinhamento adequado da coluna vertebral.

Por que escolher um bom travesseiro é importante?

A essa altura, você já deve ter notado que travesseiro e coluna espinhal são duas coisas que têm tudo a ver. O travesseiro deve favorecer a coluna que, por sua vez, influencia na sua postura, um aspecto extremamente importante da saúde geral do corpo.

Dormir em um travesseiro não adequado pode causar muito problemas. Os mais óbvios são dores no pescoço e sono sem qualidade. (Aprenda como parar de roncar)

Mas, no fim do dia, quando falamos em como escolher travesseiro, estamos falando da qualidade do sono, que afeta diretamente o sistema imunológico e até mesmo nossa variação de humor .

Leave a Reply

Close Menu

Mobly Comércio Varejista Ltda. - CNPJ: 14.055.516/0004-90 - Tel.: (11) 4933-0341
Endereço: Av. das Nações Unidas, 16737 Várzea de Baixo, São Paulo - SP - CEP 04730-090.