⚠️ Estamos sofrendo algumas instabilidades no momento, mas não se preocupe, já estamos resolvendo. Logo logo você poderá adquirir o seu Guldi.

Skip to main content
0

Carrinho

Dormir melhor

Sono e estresse: como um colchão adequado pode ajudar a relaxar

By 24 de outubro de 2023No Comments

Depois de um dia longo e difícil, tudo que muitos de nós desejamos é derramar o corpo sobre o colchão e sentir o peso do mundo sendo retirado de nossas costas. A relação entre sono e estresse é verdadeira – e a qualidade do colchão é um importante peão nesse jogo de xadrez.

A maciez do colchão tem um efeito calmante, que nos abraça e envolve; quanto mais você se sente afundando nas camadas de cobertores, mais a sua mente consegue relaxar. Esse é o refúgio mais comum do mundo para nos proteger do cansaço físico e emocional do dia a dia.

Você já fez essa reflexão? O quão importante é o seu colchão – e um sono de qualidade, por consequência – para a manutenção do seu esgotamento ou da sua ansiedade diária? É sobre isso que iremos falar hoje nesse artigo.

Sono e estresse: qualidade vs. quantidade

É importante que a gente parta do princípio que existe uma relação entre uma boa qualidade de sono e uma melhor manutenção do estresse. Mas, afinal, o que é um sono de qualidade?

O conhecimento popular diz que se você teve oito horas de sono e não acordou muitas vezes durante a noite, você teve um sono de qualidade. Porém dormir bem e dormir muito significam a mesma coisa?

A verdade é que esses dois conceitos – de qualidade e quantidade – são bem diferentes. Você pode ter uma quantidade de horas adequada de sono, mas ainda assim dormir mal. E, vale ressaltar, muito embora os dois pontos sejam igualmente importantes, especialistas afirmam que as propriedades do sono contam mais para o alívio de estresse que o montante de horas dormidas.

Sono e estresse: por que a qualidade é tão importante?

Um sono de qualidade é essencial para a manutenção da saúde, seja física ou psíquica. Um estudo de 2022 propôs uma experiência muito interessante que colocava em cheque essa questão: quem é mais importante para a saúde, a quantidade de horas dormidas ou a qualidade do sono.

Primeiramente, os pesquisadores estudaram o impacto da redução da quantidade de horas dormidas em duas horas ou mais em voluntários. Foi observado que o corpo pode se adaptar bem à redução de sono, visto que os participantes seguiram saudáveis em corpo e mente.

No entanto, o oposto foi observado ao alterar a qualidade do sono. Os participantes experimentaram um declínio na saúde de modo de geral.

Estresse e sono: como o colchão pode afetar a qualidade do descanso e da saúde?

Corpo e mente estão intimamente interligados a todo o tempo. Na hora do descanso, não seria diferente. À medida que nosso corpo, nossos músculos, sistemas e órgãos relaxam, a nossa mente relaxa também.

Um sono de qualidade está, inclusive, intimamente ligado ao rejuvenescimento, já que ele pode potencializar propriedades regeneradoras do nosso corpo – o que, no fim das contas, contribui para um maior benefício à nossa saúde de maneira geral.

Por esses motivos, ter um colchão que propicie esse tipo de descanso é tão importante. Afinal, não é possível dormir bem se você estiver sentindo dores, desconfortos, inquietação ou dificuldades para respirar. (Inclusive, aprenda aqui como parar de roncar.)

Por isso, antes de comprar um colchão, (se possível) tenha mais critérios que somente o preço, afinal colchões não são commodities, não são todos iguais. Leia avaliações online, converse com a loja, observe o tamanho do colchão, faça testes e tome, enfim, uma decisão embasada.

Sono, ansiedade e estresse

Com que frequência você tem escutado dos seus familiares, amigos e colegas reclamações a respeito de preocupações do dia a dia? Com que frequência você ouvia falar em temas como crises de ansiedade há dez anos? E hoje em dia?

O ritmo e a quantidade de trabalho impostos a nós têm aumentado de forma vertiginosa ano após ano – com isso, temos observado um maior nível de estresse. E uma das formas mais eficazes de combater essa sensação é manter uma boa qualidade de sono.

O descanso adequado irá combater sintomas como irritabilidade, cansaço e dificuldade de concentração. Um colchão de qualidade, por sua vez, irá promover o alívio de tensão e ansiedade, incentivando assim um sono melhor.

E não podemos esquecer o lado físico. Um colchão de qualidade dará ao seu corpo o suporte adequado para posicionar a sua coluna de forma confortável. Isso também tem um papel muito importante no relaxamento, conforto e, consequentemente, no sono.

Estresse e sono: alívio de dores e melhor postura

Um bom colchão pode ter um papel importante na sensação do corpo ao acordar. É ele quem irá fornecer apoio adequado para suas costas, pescoço, coluna e pernas. Logo, podemos concordar que um bom colchão é um investimento inteligente já que é uma aplicação em bem-estar.

O corpo bem alinhado durante o sono permite uma melhor recuperação das articulações, que são muito afetadas pela tensão do dia a dia. A coluna que repousa em uma posição adequada garante uma melhor postura, o que resulta em menos dores e mais qualidade de vida.

Sono e estresse: conexão com a saúde

Um sono de má qualidade pode impactar diretamente à saúde em diversos aspectos, desde distúrbios músculo-esqueléticos, devido à má postura durante a noite, até questões de saúde de ordem mais urgente, como doenças cardíacas, hipertensão, AVC, obesidade e doenças renais.

Pode parecer estranho – e talvez até um exagero – relacionar o sono de má qualidade com todas essas doenças, mas é perfeitamente possível. Isso porque, muito embora esse seja um momento de descanso para você, o sono é quando o corpo faz toda a sua manutenção. Logo, sono ruim, manutenção ruim.

É no momento em que você dorme que seu corpo trabalha na regulação de hormônios e no fortalecimento do sistema imunológico. Se o corpo não realiza essas tarefas de forma eficaz, a probabilidade de surgirem problemas de saúde, por consequência, aumenta.

Mas e a saúde mental? Está a salvo? Não, porque, como já falamos anteriormente, mente e corpo estão correlacionados. Quanto maior o estresse físico, maior a probabilidade do desenvolvimento de doenças como estresse, ansiedade e depressão. Uma em cada três pessoas com problemas de saúde física de longa duração sofrem também de desafios de ordem mental.

A relação entre sono e estresse se confirma cada vez mais. O cansaço diminui a capacidade de concentração, produtividade e retenção de informações. Se você está vivendo um momento de estresse, aposte num bom colchão (conheça nosso colchão enrolado) e uma boa noite de sono. A diferença poderá ser sentida no dia a dia.

Leave a Reply

Close Menu

Mobly Comércio Varejista Ltda. - CNPJ: 14.055.516/0004-90 - Tel.: (11) 4933-0341
Endereço: Av. das Nações Unidas, 16737 Várzea de Baixo, São Paulo - SP - CEP 04730-090.