⚠️ Estamos sofrendo algumas instabilidades no momento, mas não se preocupe, já estamos resolvendo. Logo logo você poderá adquirir o seu Guldi.

Skip to main content
0

Carrinho

Curiosidades

Meditação antes de dormir: Entenda mais sobre essa prática

By 22 de agosto de 2023No Comments

A meditação é uma técnica milenar e que, cientificamente comprovada, é excelente para melhorar transtornos de humor, como ansiedade e depressão – porque ela é uma técnica diminuição do estresse. Então, imagine como meditação antes de dormir pode mudar sua vida.

Estudos sobre atividades cerebrais já comprovaram que, de fato, a meditação cria um efeito químico em nossos cérebros, que nos ajudar a relaxar, nos equilibrar e experimentar sentimentos mais otimistas, esperançosos e positivos de modo geral.

Com a diminuição dos níveis de estresse, até mesmo a saúde física acaba sendo beneficiada pela prática. Ela beneficia o sistema imunológico, a saúde do coração e nossa capacidade de gerenciamento de emoções.

Se a prática for aliada de uma boa saúde do sono, logo podemos concluir que a qualidade do descanso poderá melhorar consideravelmente. E se você tem problemas de insônia, a meditação é uma ótima ideia.

Meditar antes de dormir é uma forma de relaxar após um longo dia, acalmar a mente, refletir sobre os acontecimentos do dia e se desligar do estresse e das preocupações. É uma oportunidade de nos afastar de pensamentos ou sentimentos que possam ter sido desencadeados durante o dia.

Além disso, meditar antes de dormir é também uma forma de nos conectarmos conosco mesmos, refletir sobre nossas atitudes e como podemos melhorar nas próximas oportunidades. E mais importante, ela nos ajuda a dormir mais rápido e descansar melhor – falando nisso, clique aqui e aprenda também como parar de roncar.

Hoje à noite, apague as luzes, respire profundamente, com atenção ao ar entrando e saindo de suas narinas, por cerca de 10 a 15 minutos. Perceba a sensação que isso irá lhe trazer. Continue lendo e aprenda mais sobre a meditação antes de dormir.

Meditação para dormir bem: a conexão com o sono

A meditação é uma prática centenária, da tradição hindu, originária na Índia, por volta do ano 1.500 antes de Cristo. No entanto, os seus benefícios só passaram a ser estudados com a sua popularização no ocidente, na década de 60, depois que os Beatles passaram a praticá-la depois de uma viagem à Índia.

Um de seus benefícios que tem sido muito estudado recentemente é o impacto da meditação antes de dormir. Um estudo de 2015 separou em dois grupos um determinado número de pessoas. Ao grupo 1, foram ensinadas técnicas de meditação antes de dormir; ao grupo 2, técnicas de educação de sono.

Enquanto o primeiro grupo aprendeu a reter sua atenção em experiências, pensamentos e emoções do momento presente, o segundo grupo aprendeu a melhorar seus hábitos de sono. Importante ressaltar que, independentemente do resultado, ambos os ensinamentos são importantes.

Ao fim do estudo, que durou seis semanas, observou-se que o grupo que meditou apresentou menos episódios de insônia, fadiga e depressão. Outros estudos ainda comprovam que técnicas de mindfulness podem melhorar significativamente a qualidade do sono.

 

Mas por que meditar antes de dormir funciona?

Um estudo conduzido pela Escola de Medicina de Harvard, sugere que o ato de focar a mente no tempo presente ajuda a quebrar padrões de pensamento a respeito do passado e do futuro, induzindo o corpo ao relaxamento, o que, por sua vez, pode ajudar a controlar a depressão, dores, hipertensão – e até mesmo a dificuldade para dormir.

Logo, a prática regular da meditação pode melhorar a qualidade (e a duração do sono) visto que nos ajuda a relaxar, desestressar e descontrair. Meditação antes de dormir irá melhorar a qualidade do sono porque reduz os níveis de ansiedade, preocupação e até dores crônicas.

A meditação antes de dormir induz a uma resposta de relaxamento no corpo, que aciona o sistema nervoso parassimpático, responsável por estimular, entre outras coisas, a produção de melatonina, o hormônio do sono.

A nossa produção de melatonina atinge seu pico cerca de uma hora antes de adormecermos. Então a prática de meditação antes de dormir irá nos ajudar a adormecer mais rápido e a termos um sono mais profundo e reparador.

Como fazer meditação antes de dormir?

Antes de começar a meditar, é importante que você esteja preparado para a atividade que está por vir. Esteja com uma roupa confortável, em um local apropriado, onde não haverá interrupções, e alimentado – para que a fome não lhe desconcentre. Esteja numa temperatura agradável para que meditar ou dormir no frio.

Antes de dormir, tenha em seu plano somente atividades que sejam relaxantes para você – nada que seja gatilho de adrenalina, ansiedade ou semelhantes. Evite também comer demais, consumir álcool ou drogas ou outros estimulantes, como a cafeína.

É importante que o local escolhido não tenha fontes importantes de barulhos e ruídos. Feche as cortinas e a porta. Desligue o celular e certifique-se que o mundo está o mais próximo possível do silêncio. Qualquer pessoa poderá falar contigo em outro horário. Esse tempo é só seu.

Em termos de duração, não seja muito exigente consigo mesmo. Dez minutos já serão o bastante. Depois de alguns meses, eleve para 15 minutos. Não é preciso estar meditando por horas a fio como um monge logo de cara. De pouco em pouco, se você quiser, irá chegar lá.

Também não há necessidade de se sentar em posição de flor de lótus, com pernas cruzadas umas sobre as outras – nem todos temos essa flexibilidade e tudo bem. Adote uma postura que seja confortável para você e que não lhe retire a concentração. Se escolher a cama para meditar, aproveite e conheça nosso colchão enrolado.

A meditação não é uma prática, mas sim um conjunto de práticas voltadas para a conexão entre mente e corpo. Ela pode ser usada para acalmar a consciência, gerar bem-estar e, muito importante, manter os pensamentos no tempo presente – nem no passado, que não pode ser modificado, nem no futuro, que ainda não existe e não passa de ilusão.

Uma forma muito comum de meditação é trazer o foco para uma sensação física, como a respiração, por exemplo. Muitos também se utilizam de mantras, que são frases ou palavras repetidas indefinidas vezes, até que sua atenção esteja no momento presente.

Experimente essas e outras técnicas para a prática de meditação antes de dormir. Se não conseguir logo de cara, não se frustre. A meditação é difícil – sobretudo para nós, ocidentais, destreinados a esses exercícios, por isso é importante insistir e ter disciplina. Boa sorte e om mani padme hum.

Leave a Reply

Close Menu

Mobly Comércio Varejista Ltda. - CNPJ: 14.055.516/0004-90 - Tel.: (11) 4933-0341
Endereço: Av. das Nações Unidas, 16737 Várzea de Baixo, São Paulo - SP - CEP 04730-090.