⚠️ Estamos sofrendo algumas instabilidades no momento, mas não se preocupe, já estamos resolvendo. Logo logo você poderá adquirir o seu Guldi.

Skip to main content
0

Carrinho

Você já percebeu que, durante as noites de sono, você dorme e acorda por diversas vezes? Saiba que isso é totalmente normal e isso acontece com todas as pessoas. O que talvez você não saiba é que, durante o nosso repouso, o corpo passa por vários estágios que se repetem, que podemos chamar de fases do sono.

Primeiramente, precisamos esclarecer que o sono é dividido em dois momentos principais: o non-rapid eye movement (NREM) e o rapid eye movement (REM). Na primeira parte da noite, esses ciclos se revezam a cada 90 minutos. Na sequência, o REM vai ganhando cada vez mais tempo e espaço.

Vamos entender mais sobre o assunto e conhecer quais são as quatro fases do sono e como elas acontecem? Venha conosco!

Fase 1: NREM 1

A primeira fase do nosso sono corresponde a 10% do período da noite, que é uma transição entre o sono e a vigília.

Nessa etapa, acontece a liberação do hormônio do sono (a melatonina), as ondas cerebrais começam a desacelerar e a relaxar a musculatura do corpo — é exatamente nesse período que sentimos os espasmos e aquelas terríveis sensações de estar caindo de um precipício. Você já passou por isso?

Fase 2: NREM 2

Na segunda fase o nosso organismo já começa a ter um sono médio, correspondente a 45% do período. Assim, as ondas cerebrais ficam mais lentas, bem como a pressão sanguínea e o ritmo cardíaco. Além disso, a temperatura do corpo diminui.

Fase 3: NREM 3

Na terceira fase acontece o sono profundo e corresponde cerca de 25% da noite. O metabolismo cai, o coração bate bem mais devagar e a respiração fica muito leve. Isso acontece porque o cérebro libera ondas extremamente lentas (sendo bem difícil acordar nessa fase).

Aliás, se você acordar na fase 3, muito provavelmente, ficará desorientado por alguns minutos, não sabendo quem você é, que dia é hoje ou onde você está. Também é nessa fase que acontece o sonambulismo e os episódios de terror noturno.

Fases do sono 4: REM

Somente na última fase do nosso sono é que acontece o REM, quando as ondas cerebrais disparam e ficam na mesma velocidade do estado de vigília. Os olhos se movimentam muito rapidamente e acontecem os sonhos.

Isso ocorre porque a atividade cerebral está em alta, da mesma maneira que a pressão sanguínea e a respiração. Além disso, acontece o relaxamento muscular total.

As fases do sono se repetem por toda a nossa noite. Durante as três primeiras fases acontecem manutenções essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo, como o aumento da massa muscular, liberação do hormônio do crescimento e restauração dos tecidos. Já na última fase, REM, é quando acontece o aprendizado e a consolidação da memória.

E aí? Você já conhecia as quatro fases do sono e como elas funcionam no nosso organismo? Você achou o conteúdo Guldi interessante? Agora que você aprendeu sobre o sono, que tal conferir o nosso conteúdo sobre como dormir melhor? Boa leitura e desejamos ótimos sonhos!

Leave a Reply

Close Menu

Mobly Comércio Varejista Ltda. - CNPJ: 14.055.516/0004-90 - Tel.: (11) 4933-0341
Endereço: Av. das Nações Unidas, 16737 Várzea de Baixo, São Paulo - SP - CEP 04730-090.