⚠️ Estamos sofrendo algumas instabilidades no momento, mas não se preocupe, já estamos resolvendo. Logo logo você poderá adquirir o seu Guldi.

Skip to main content
0

Carrinho

Curiosidades

Sonhos lúcidos: saiba TUDO sobre o tema

By 15 de agosto de 2023No Comments

Sonhos lúcidos são aqueles em que você está sonhando e tem consciência disso enquanto tudo ocorre. Eles costumam ocorrer durante o sono REM, ou o sono de movimento rápido dos olhos, considerado a fase mais profunda do adormecer.

Aquele que está sonhando é capaz de reconhecer seus pensamentos e emoções enquanto o sonho acontece – e sabe que tudo que está ocorrendo não é real, muito embora esse sonho seja muito vívido. É uma forma de consciência da própria consciência.

Nos sonhos lúcidos, é possível controlar o desenrolar de cada ação como um diretor que está dirigindo um filme. É possível mudar as pessoas presentes, os ambientes e até mesmo o enredo. E falando em desenrolar, clique aqui para conhecer nosso colchão enrolado.

Estima-se que 55% da população já tenha tido uma experiência com sonhos lúcidos – muito embora, mesmo para aqueles já tiveram essa vivência, eles sejam bastante raros. Esse tipo de sonho pode, potencialmente, diminuir a quantidade de pesadelos e pensamento ansiosos.

Leia abaixo esse pequeno manual sobre sonhos lúcidos: o que são, quando ocorrem e como você pode experimentá-lo.

A história dos sonhos lúcidos

A pessoa responsável pelos estudos mais importantes sobre sonhos lúcidos é um psicofisiologista chamado Stephen LaBerge. Ele também é responsável por inventar algumas das técnicas de sonhos lúcidos mais populares que existem. Ou seja, os sonhos lúcidos, apesar de espontâneos, podem ser induzidos através de práticas e métodos.

Os trabalhos de LaBerge ajudam até hoje inúmeros pesquisadores a descobrir os efeitos terapêuticos dos sonhos lúcidos, que podem ser muito úteis nos tratamentos de pesadelos recorrentes, ansiedade e transtorno de estresse pós-traumático.

As pesquisas sobre o tema

Os neurocientistas ainda não têm uma resposta concreta que explique a razão para o acontecimento de sonhos lúcidos. Porém alguns estudos encontraram diferenças físicas nos cérebros de pessoas que apresentam sonhos lúcidos e as que não têm.

O córtex pré-frontal, localizado na parte da frente do cérebro e responsável pela realização de tarefas de alta complexidade, como tomadas de decisão e relembrar memórias, é maior entre as pessoas que têm a habilidade de sonhar lucidamente.

Esses estudos sugerem que pessoas mais autorreflexivas – aquelas que costumam remoer pensamentos – têm maior probabilidade de apresentar casos de sonhos lúcidos.

Um outro estudo alemão rastreou as atividades elétricas dos cérebros de voluntários enquanto dormiam, e, com base nas medições, os pesquisadores puderam concluir que os sonhos lúcidos são uma espécie de estado intermediário do sono, em que você não está nem totalmente acordado nem adormecido.

Quando o sonho lúcido ocorre?

Esse tipo de sonho é mais comum durante o sono REM, que costuma acontecer cerca de 90 minutos após cairmos no sono. Ele é um período bem curto e dura somente cerca de 10 minutos.

Para deixar mais clara a diferença entre sono REM e sono que não é REM, podemos considerar algumas atividades corporais. Durante o não-REM, as ondas cerebrais, batimentos cardíacos e movimentos oculares diminuem gradualmente.

Já durante o sono REM, o cérebro é extremamente ativo – o que aumenta, por consequência a frequência cardíaca e os movimentos oculares.

No entanto, é importante ressaltar que não há consenso sobre quando ocorrem os sonhos lúcidos, e alguns estudos sugerem que eles possam ocorrer também fora do sono REM.

Como ter sonhos lúcidos?

O primeiro passo para ter mais sonhos lúcidos é propiciar mais o momento quando se acredita que eles ocorrem com mais facilidade: o sono REM. Se eles ocorrem nesse período, passar mais tempo nesse estágio aumentará as suas chances de ter essas experiências.

Mas como fazer isso? Dormindo horas o bastante para se manter descansado. Quando você tem bons hábitos de sono, seu corpo pode percorrer com facilidade todos os estágios do sono.

E para ter um sono mais saudável, algumas atividades são recomendadas, como a prática diária de exercícios físicos, não dormir no frio, evitar eletrônicos antes de dormir, criar um ambiente de sono relaxante e evitar cafeína e álcool antes de ir para a cama.

Seguir essas boas práticas não é garantia de ter sonhos lúcidos, mas, na pior das hipóteses, com certeza irá te ajudar a ter um sono mais restaurador. Aproveite e aprenda aqui como parar de roncar.

Uma outra prática que ajuda muito a ter sonhos lúcidos é manter um diário de sonhos. Quando você escreve sobre seus sonhos, obrigatoriamente, você os relembra – e isso ajuda seu cérebro a se tornar mais consciente de quando está sonhando.

Para manter um diário dos sonhos, deixe papel e caneta ao lado da cama para facilitar a anotação. Escreva assim que acordar para não correr o risco de esquecer – e leia seu diário regularmente para familiarizar seu cérebro com seus sonhos.

O seu nível de consciência é muito parecido quando você está acordado e quando está sonhando, por isso aumentar sua consciência durante o estado de vigília pode aumentar também sua consciência durante os sonhos. Esse é o teste de realidade e treina sua mente para reconhecer a própria consciência enquanto você está acordado.

Como fazer esse teste de realidade? Existem muitas formas, uma delas é empurrar os dedos contra a palma da mão oposta. Se eles passarem direto, advinha! Você está sonhando. Ou procure um espelho – se estiver sonhando, não haverá reflexo.

Outro teste simples de realidade – e um dos mais eficazes – é apertar o nariz. Se você continuar respirando, já sabe, está sonhando. Se estiver lendo um livro, desvie o olhar do texto e retome novamente – se estiver sonhando, o texto será outro.

Esses testes de realidade podem ser feitos varias vezes ao dia, com diferentes experiências de verificação de realidade. Assim, você pode determinar qual delas funciona melhor para você.

Por fim, existem técnicas de indução de sonhos lúcidos que você pode experimentar. Um bom exemplo é dormir, acordar depois de umas cinco horas e voltar a dormir. Nesse estágio sonolento, é provável que você entre no sono REM quando ainda estiver um pouco consciente.

Outra técnica simples de indução é dizer a si mesmo, na cama, antes de dormir, que naquela noite você terá um sonho lúcido. Repita várias vezes, desperto e já adormecendo.

Essas técnicas com registro de sonhos e testes de realidade deverão aumentar suas chances de ter sonhos lúcidos.

Leave a Reply

Close Menu

Mobly Comércio Varejista Ltda. - CNPJ: 14.055.516/0004-90 - Tel.: (11) 4933-0341
Endereço: Av. das Nações Unidas, 16737 Várzea de Baixo, São Paulo - SP - CEP 04730-090.