⚠️ Estamos sofrendo algumas instabilidades no momento, mas não se preocupe, já estamos resolvendo. Logo logo você poderá adquirir o seu Guldi.

Skip to main content
0

Carrinho

Dormir melhor

Dormir no frio: dicas para uma boa noite de sono

By 13 de abril de 2023No Comments

Fato, existe uma faixa de temperatura ideal para um sono de qualidade, o que significa que tentar ter uma boa noite de sono quando se está dormindo no frio (ou dormindo com muito calor) não vai ser uma experiência agradável. Mas a verdade é que todo mundo adora dormir no frio, não é?

Isso tem uma razão de ser. Quando a noite cai, o ambiente escuro sinaliza ao nosso cérebro que é hora de dormir; o cérebro, por sua vez, inicia a produção de um hormônio chamado melatonina. Essa substância faz com que a temperatura do nosso corpo naturalmente caia, e, quando vamos para cama, nosso corpo deseja que essa temperatura estabelecida pela melatonina seja mantida.

Por isso, se estamos dormindo em um ambiente gelado, que faz com que a nossa temperatura corporal caia ainda mais, sentimos um grande desconforto que atrapalha o nosso ciclo de sono. Além disso, no inverno os dias ficam mais curtos, o que também pode bagunçar o nosso cronotipo – sem contar o ar, que fica mais seco.

Assim sendo, se você corre o risco de ter as temperaturas do inverno que se aproxima atrapalhando o seu sono, continue lendo, porque temos dicas para deixar você, sua cama e seu quarto na temperatura ideal.

Para não dormir no frio, um aquecedor

Se você está lendo esse texto, eu imagino que você esteja morando num lugar que faz frio com certa regularidade todos os anos. Nesse caso, vale a pena investir num aquecedor elétrico portátil.

Alguns deles, inclusive, possuem termostatos para que você possa se certificar que o ambiente do quarto está na temperatura que você deseja. Além disso, o aquecedor portátil irá permitir que você aqueça somente o seu quarto enquanto o resto da casa fica numa temperatura mais amena durante a noite.

Como se esquentar no frio para dormir? Faça alguns exercícios leves

Logo antes de dormir no frio, você não deve exagerar na dose para não perder o sono, mas alguns exercícios bem leves podem ajudar e muito a manter o corpo aquecido nas noites de inverno. Faça um alongamento junto com um exercício de respiração profunda.

Fique em pé, com as pernas afastadas na distância do quadril. Em seguida, respire bem profundamente e levante os braços para o teto, como se estivesse se espreguiçando, deixando os ombros seguirem levemente para trás.

Expire e deixe que os braços se abaixem em posição de descanso ao lado do corpo. Repita o processo entre dez e doze vezes e observe seu corpo se aquecendo.

Além do mais, exercícios regulares durante o dia ajudam e muito a melhorar a qualidade do sono enquanto também evitam o ganho de peso, que é um fator que pode contribuir para um sono de pior qualidade. Se você não tem o hábito de se exercitar, comece aos pouquinhos com uma caminhada ao ar livre. A luz natural fará bem para saúde.

Neste sentido, também vale montar uma rotina completa com hábitos de higiene do sono.

Dormindo no frio com uma bolsa de água quente

As bolsas de água quente são um truque velho para ajudar a aquecer o corpo na hora de dormir no frio, mas dificilmente falham. Elas podem, inclusive, ser usadas para pré-aquecer a cama enquanto você se prepara para deitar.

Dormindo no frio com um cobertor elétrico

Uma opção mais sofisticada, mas igualmente eficiente, é o cobertor elétrico. Ele terá o mesmo papel da bolsa de água quente!

Só se atente de ligá-lo para pré-aquecer a sua cama, mas não dormir no frio com ele ligado. Se for extremamente necessário, deixe-o numa configuração mais baixa quando estiver deitado. O excesso de calor que ele provoca pode ressecar as suas vias respiratórias causando irritações nos dias seguintes.

Mantenha as passagens nasais úmidas para dormir no frio

Agora, se você é teimoso (a) e quer dormir no frio com o seu aquecedor ou cobertor elétrico ligado, certifique-se de manter as suas cavidades nasais sempre úmidas. Os aquecedores acabam deixando o ar mais seco, o que pode levar a uma congestão nasal e roncos.

Mantenha-se bem hidratado durante o dia e, se possível, tenha um umidificador de ar durante a noite.

Chá é remédio para frio e sono

Uma bebida quente, como um chá de ervas antes de dormir, irá aumentar a temperatura do seu corpo o que lhe trará uma sensação maior de conforto antes de dormir no frio.

Certifique-se de usar um chá que não contenha cafeína – ou mesmo uma caneca de água quente com mel e limão.

Alguns tipos de ervas podem também naturalmente ter um efeito calmante, o que ajuda duas vezes na hora de dormir no frio. A camomila é um excelente exemplo, porque, por ter propriedades sedativas, acaba por consequência induzindo o indivíduo ao sono. Ela atua nos receptores benzodiazepínicos, que reduzem as ações do sistema nervoso.

A valeriana é outra erva que tem o efeito calmante semelhante à camomila. Seu consumo pode não só aumentar o tempo do sono como a qualidade, contribuindo para que a pessoa acorde menos vezes durante a noite.

Pode parecer estranho, mas você irá encontrar vídeos na internet de pessoas afirmando que o chá de alface as ajudou a dormir profundamente. E é verdade. A folha tem um efeito sedativo e relaxante muito potente – só não garanto o sabor.

Faça camadas para dormir no frio

Se um cobertor não está ajudando, coloque outro em cima. Se ainda está frio, coloque mais um. Coloque mais um par de meias também. Uma toca. Um moletom. O importante é manter o seu corpo aquecido – com a vantagem de não alterar a temperatura ambiente.

Você ainda pode deixar um coberto de fácil acesso próximo à cama caso sinta a necessidade de adicionar mais uma camada no meio da madrugada.

E se atente a medida do colchão e ao tamanho do colchão para que você não tenha que brigar entre cobrir os pés ou o peito com um cobertor pequeno.

Um banho quente para se esquentar no frio para dormir

Por fim, deixe para tomar um banho bem quente antes de dormir no frio. A troca de temperatura entre o seu corpo e a água do chuveiro irá te aquecer. Depois coloque o pijama bem rapidinho e mergulhe num mar de cobertores e edredons.

E você? Tem alguma dica para aquecer o corpo para dormir no frio? Deixe a sua sugestão nos comentários e durma bem.

Leave a Reply

Close Menu

Mobly Comércio Varejista Ltda. - CNPJ: 14.055.516/0004-90 - Tel.: (11) 4933-0341
Endereço: Av. das Nações Unidas, 16737 Várzea de Baixo, São Paulo - SP - CEP 04730-090.