⚠️ Estamos sofrendo algumas instabilidades no momento, mas não se preocupe, já estamos resolvendo. Logo logo você poderá adquirir o seu Guldi.

Skip to main content
0

Carrinho

Dormir melhor

Cronotipo: o que é e como pode te ajudar a aproveitar melhor seu dia?

By 15 de janeiro de 2021março 30th, 2023No Comments

Se você quer dormir melhor e aprimorar a sua produtividade no dia a dia, mas ainda não tem ideia de como fazer isso, precisa conhecer o seu cronotipo. Ele é importante, porque te ajuda a render mais e a ter uma rotina de sono mais adequada para seu corpo.

Para te auxiliar a descobrir qual é o seu cronotipo, vamos explicar o que ele é e quais tipos existem. Continue lendo e confira!

O que é cronotipo

Cronotipo é uma maneira de classificar a predisposição natural que cada pessoa tem de picos de cansaço e produtividade durante o ciclo circadiano, ou seja, as 24 horas do dia.

Ainda estão sendo feitas diversas pesquisas na área, mas já é certo que o cronotipo de cada um é influenciado pela genética. Isso acontece porque a produção de melatonina (que é responsável por induzir o sono) é que gerencia a energia no corpo e define se uma pessoa vai ter mais disposição, por exemplo, durante a manhã ou à noite.

Categorias de cronotipos

Atualmente, existem 4 cronotipos que são baseados nos hábitos de animais e representam bem os padrões humanos. Então, confira abaixo as características de cada um deles, para descobrir qual é o seu cronotipo:

Leão

Esse cronotipo pode ser definido como aquela pessoa que entre as 06h e 07h já está de pé, pronta para encarar os desafios do dia. Entre às 08h e 12h ela é bastante produtiva e consegue realizar diversas tarefas.

Já durante a tarde, esse cronotipo está mais cansado e por volta das 22h normalmente está pronto para ir dormir. Por isso, o ideal é que as pessoas que se identificam com o leão deixem as atividades mais pesadas para a manhã e à tarde se dediquem a tarefas mais simples.

Urso

O cronotipo do urso é conhecido por seguir o ciclo solar e não ter muita dificuldade para dormir e para acordar. Esse tipo de pessoa acorda um pouco mais tarde que o leão, por volta das 07h e tem seu pico de energia entre às 10h e 14h.

Por isso, esse é o período perfeito para realizar tarefas pesadas e importantes. Já entre as 14h e 16h, esse cronotipo já começa a ficar cansado e deve se dedicar às atividades mais leves. O urso também costuma ir para a cama cedo, por volta de 23h, e precisa de oito horas de sono durante a noite.

Lobo

O lobo é aquele indivíduo que se sente mais produtivo quando as outras pessoas estão se preparando para descansar, entre as 17h e 21h. Ele vai dormir tarde, por volta de 24h. Por isso, tem dificuldade para acordar cedo.  

Se não precisar trabalhar cedo, o cronotipo do lobo se levanta entre as 07h30 e 09h. Pela manhã, o ideal é que ele foque em atividades simples. Por volta de 12h e 14h, essa pessoa já está preparada para se dedicar a tarefas mais pesadas e ela atinge seu pico de energia entre 17h e 21h.

Golfinho

Você sofre de insônia? Se sim, pode ser que você pertença ao grupo dos golfinhos! O cronotipo desse animal se caracteriza por ter dificuldades para dormir e geralmente acordar durante a noite.

Por isso, ele não costuma se levantar tarde, acordando entre 06h30 e 7h30. Seu pico de energia acontece entre as 10h e 12h, sendo que a partir desse horário até às 16h o recomendado é que o golfinho se concentre em atividades lights, porque já estará mais cansado.

E aí, por essas características você já sabe dizer qual é o seu cronotipo? É normal que você se identifique com mais de um e não saiba ainda como o seu corpo funciona. Mas, é possível fazer testes, como o do médico especialista Michael Breus, para descobrir qual é o seu cronotipo e como usá-lo para aproveitar melhor o seu dia.

Então, se você quiser dormir melhor e aumentar sua produtividade, faça o teste! Além do cronotipo, é claro que existem outros fatores que podem influenciar em seu sono e disposição, como o ambiente em que você dorme. Sendo assim, que tal ver também problemas que o colchão velho pode causar em seu sono?

Leave a Reply

Close Menu

Mobly Comércio Varejista Ltda. - CNPJ: 14.055.516/0004-90 - Tel.: (11) 4933-0341
Endereço: Av. das Nações Unidas, 16737 Várzea de Baixo, São Paulo - SP - CEP 04730-090.