⚠️ Estamos sofrendo algumas instabilidades no momento, mas não se preocupe, já estamos resolvendo. Logo logo você poderá adquirir o seu Guldi.

Skip to main content
0

Carrinho

Dormir melhor

Higiene do Sono: O que é, Importância e 6 Dicas Importantes

By 12 de abril de 2023No Comments

A higiene do sono pode ser definida como um conjunto de bons hábitos e fatores ligados diretamente ao objetivo de melhorar a qualidade do sono de um indivíduo, Com isso, é possível influenciar de maneira positiva a qualidade das noites dormidas.

Manter uma boa higiene do sono pode auxiliar em processos como insônia, pesadelos e sonambulismo – em casos de transtornos mais sérios sempre é indicado uma consulta com profissionais especializados na área -, além de, claro, proporcionar bem-estar físico e mental.

A seguir, preparamos sete dicas para manter uma boa higiene do sono. Confira nossas sugestões e tenha hábitos mais saudáveis!

Benefícios de uma boa higiene do sono

Antes de conferir nossas dicas para sua higiene do sono, você sabe quais os verdadeiros benefícios de uma noite bem dormida? E sabe os impactos de dormir e não descansar?

Os bons hábitos ajudam a fortalecer a saúde de modo geral, inclusive até a mente. Confira alguns das principais vantagens da higiene do sono.

  • Liberação de hormônios;
  • Recuperação das células e órgãos;
  • Consolidação das memórias;
  • Maior disposição;
  • Concentração facilitada;
  • Controle da hipertensão arterial;
  • Desintoxicação;
  • Apoio na sapude mental.
  • Fortalecimento da saúde de maneira completa.

Dessa forma, você ganha muito mais qualidade de vida, ficando muito mais bem disposto para os desafios do dia a dia.

Manter uma rotina noturna

Um passo muito importante para iniciar os cuidados com o sono é uma rotina constante. Assim, seu organismo desenvolve um ciclo circadiano saudável. Ou seja, manter os horários em que você acorda e dorme igual todos os dias para melhorar a qualidade do seu sono.

Para iniciar uma rotina noturna, primeiro estabeleça o horário em que você irá dormir todos os dias. Pelo menos uma hora antes desse horário se desligue de todos os aparelhos eletrônicos, tanto o celular quanto a televisão.

Também aproveite esse momento para o autocuidado do seu corpo e mente, reflita sobre como foi seu dia, se organize e planeje para o fará quando acordar.

Evitar alguns alimentos antes de dormir

Cuidados com a alimentação também são necessários para uma boa rotina noturna.

É indicado evitar alimentos pesados, e, principalmente a ingestão de cafeína, que afeta diretamente o sono por horas. O álcool também prejudica a qualidade dele, e até mesmo chás, pois alguns possuem cafeína.

Alimentos que ajudam no sono são: leite, banana, aveia, queijo branco, entre outros… Isso porque esses alimentos são ricos em triptofano, um aminoácido que atua na produção de hormônios como a serotonina e melatonina – essenciais para o sono.

Procure não ingerir alimentos entre uma ou duas horas antes de dormir, mas caso sinta fome opte por esses alimentos ricos em triptofano, explorando receitas leves.

Praticar hábitos relaxantes antes de dormir

É muito importante estabelecer uma rotina antes de dormir que seja relaxante e te induz ao sono. Hábitos como tomar um banho quente ou ler um livro tranquilo podem ajudar muito nessa etapa, pois auxiliam seu cérebro a desacelerar e preparar seu corpo para uma noite bem descansada.

Utilize roupas e pijamas que confortáveis, o hábito de vestir roupas que você usa no dia a dia não é indicado.

Além disso, também vale manter as luzes do ambiente baixas, e priorizar tons de luzes amarelados que criem um ar de aconchego e nem forcem a vista.

Priorizar que o seu quarto seja apenas um ambiente de descanso

Também, se possível, é importante limitar sua cama e quarto apenas para momentos de descanso, que não envolvam atividades de trabalho e estudo.

Dessa forma, é possível criar um ambiente de sono adequado. Outros pontos que ajudam é ter um colchão e travesseiros confortáveis, um cômodo escuro, ou com luzes baixas, fresco e com uma boa ventilação de ar.

Ah, e vale evitar aparelhos eletrônicos no quarto também, como assistentes virtuais, televisores, ar condicionado etc. Aromas relaxantes são boas opções para manter o ambiente mais aconchegante, assim como ruídos brancos podem auxiliar para que o cômodo fique mais confortável.

Pratique atividades físicas

Manter atividades físicas regulares também pode melhorar sua qualidade de sono, além de melhorar a qualidade de vida em geral.

Uma ótima aposta são as caminhadas, uma atividade tranquila e que traz muitos benefícios, cerca de 20 minutos diários podem fazer uma diferença positiva no seu dia a dia e em todas as áreas da sua vida.

Abranja seus conhecimentos sobre técnicas de relaxamento e meditação

Técnicas de relaxamento como yoga, meditação e respiração profunda ajudam a aliviar o estresse e ansiedade, facilitando na hora de adormecer e melhorando a qualidade do sono.

Para iniciar com as práticas é interessante começar pela respiração, reserve um momento livre e sem distrações para trabalhar esses exercícios. Pesquise sobre quais são os indicados de acordo com seu objetivo, como para insônia.

Além disso, você pode trabalhar a atenção plena em momentos como as atividades físicas, durante o banho, esse hábito vai ajudar a organizar sua rotina, sendo assim, durante o momento pré-sono seu organismo já estará condicionado.

Indique o cuidado para todas as idades

A higiene do sono deve ser um cuidado feito por todas as pessoas e idades, esse hábito pode ser cultivado desde a infância.

Conforme o envelhecimento, a dificuldade para pegar no sono aumenta, então o cuidado deve ser maior. O tempo ideal para um adulto dormir por noite, deve ser de 7 a 9 horas, o que muitas vezes não acaba acontecendo.

Podemos perceber que a higiene do sono é importante nos mais variados aspectos de nossas vidas, e essencial para uma rotina mais saudável. Ela abrange diversos assuntos sobre autocuidado e bem-estar, podendo ser explorada de muitas maneiras para o seu bem!

E aí, curtiu nossas dicas para higiene do sono? Não deixe de navegar pelo nosso blog e conferir outras ideias para o seu bem-estar e como melhorar seu cronotipo.  Você também pode conferir mais sobre o nosso colchão enrolado.

Leave a Reply

Close Menu

Mobly Comércio Varejista Ltda. - CNPJ: 14.055.516/0004-90 - Tel.: (11) 4933-0341
Endereço: Av. das Nações Unidas, 16737 Várzea de Baixo, São Paulo - SP - CEP 04730-090.