⚠️ Estamos sofrendo algumas instabilidades no momento, mas não se preocupe, já estamos resolvendo. Logo logo você poderá adquirir o seu Guldi.

Skip to main content
0

Carrinho

Curiosidades

Dormir com animais: faz mal dormir com o pet?

By 13 de abril de 2023No Comments

Para algumas pessoas, dormir com um gato ou cachorro é algo indispensável. Enquanto para outros, dormir com animais é uma violação dos limites … Sem dúvidas, uma das discussões mais fervorosas entre casais.

Enquanto alguns profissionais da saúde desaconselham dormir com animais, outras pesquisas sugerem que a prática pode ter efeitos positivos tanto para a saúde física quanto emocional. Ajudando até nos cuidados de sentimentos como solidão e ansiedade.

De acordo com os treinadores de animais, a prática deve ser evitada em algumas ocasiões, como quando, por exemplo, você está recebendo um novo filhote, já que é importante que o animalzinho aprenda a dormir sozinho no seu espaço . Isso pode evitar dores de cabeça mais para frente quando os donos tiverem que se ausentar por uma noite.

Outro caso onde dormir com animais deve ser evitado é quando o bichinho, normalmente um filhote mais uma vez, se sente apreensivo ou com medo. Se você rolar na cama e acabar irritando ou assustando o animal, corre o risco de levar uma mordida.

A cama também não deve ser um lugar de brincar, já que isso pode confundir a cabeça do seu pet sobre o local correto do descanso.

Agora, se você já tem um animal adulto e já superou todas essas questões acima mencionadas, a pergunta é outra: faz mal dormir com o pet? Quais são os prós e contras de dormir com animais? Veja abaixo e decida se a prática cabe na sua relação com seu animalzinho.

Os prós de dormir com animais

Dormir com animais não é algo novo. Historicamente, algumas populações já dormiam ao lado de cães em prol de um benefício mútuo e muito significativo para a saúde: a troca de calor durante os períodos mais frios.

Mas falando das vantagens contemporâneas, pesquisas mostram que dormir com animais pode ser muito bom para a saúde mental, já que a interação diminui quadros depressivos ao mesmo tempo que reduzem os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, e amortecem a solidão.

Um estudo publicado na revista Social Sciences demonstrou que pessoas que sofriam de dores crônicas de longo prazo – e por consequência, tinham problemas para dormir – apresentaram melhora significativa ao cochilar com seus cães.

A companhia dos peludos somada aos carinhos compartilhados age como uma distração à dor, o que acaba por ajudar os pacientes a dormir – sem contar a apresentação de outros sentimentos como relaxamento e bem-estar.

Traumas e transtornos de estresse pós-traumático (TEPT) também podem ser amenizados através da companhia de um peludinho, já que a natureza protetora dos animais ajuda com que seus donos possam se sentir mais seguros e aconchegados.

Inclusive, alguns cães são treinados especificamente para atuar junto a pessoas que sofrem de TEPT, ajudando-as a lidar com possíveis pesadelos ou acordando-as ao sentirem alguma forma de angústia noturna.

Os contras: dormir com cachorro transmite doença?

Até compartilhar a sua cama com outro ser humano tem lados negativos, então é claro que os animais não estariam acima disso. O primeiro ponto, e talvez o mais óbvio, é dormir e não descansar: a qualidade do sono pode ser prejudicada. Gatos são noturnos e cães têm o cronotipo diferente do nosso.

O sono polifásico dos cachorros faz com que eles tenham três ciclos de vigília por hora durante a noite. Além disso, os cães possuem uma natureza protetora e estarão alertas a quaisquer sons ou movimentos fora do padrão durante a noite.

E, como companheiros humanos, eles podem roncar ou ser extremamente espaçosos – independentemente do tamanho do colchão.

Uma desvantagem um tanto mais séria e perigosa, especialmente para crianças, é que os animais podem ser imprevisíveis quando se sentem ameaçados. Logo, pode haver a possibilidade de um gato se assustar e acabar arranhando o humano que está com ele ou de um cão reagir com uma mordida.

E o risco pode ser mútuo, já que as pessoas tendem a rolar e se mexer durante a noite. Com isso, animais que sejam menores e mais frágeis podem acabar sendo machucados – ou até pior.

E quanto a doenças? Muito embora os animais possam transmitir doenças através de germes e parasitas, como pulgas e carrapatos, é muito improvável que isso ocorra se o dono estiver atento aos cuidados da saúde de seu animal, com visitas regulares ao veterinário e todas as vacinas e medicamentos em dia.

Se ainda assim você se preocupa com isso, certifique-se de limpar bem as patas de seu animalzinho antes de deixar que ele suba na cama.

No entanto, as alergias são uma realidade e são mais difíceis de lidar. Se você quer dormir com animais, mas sofre com isso, o melhor a fazer é controlar com medicamentos prescritos por um profissional da saúde.

No entanto, converse com seu médico antes de tomar qualquer decisão. Dependendo da gravidade de cada caso, limpar as roupas de cama todos os dias com um rolo de tirar pelos já pode ser o bastante para manter a alergia sob controle.

Afinal, eu devo deixar o cachorro dormir no quarto comigo?

Escolher dormir com o seu cachorro acaba sendo uma decisão pessoal.

Não só os cachorros como também os gatos oferecem muito conforto e segurança na hora de dormir, porém o “mexe-mexe” durante a noite pode acabar afetando a qualidade do sono, ou até mesmo desencadear algumas alergias nas pessoas.

Um ponto desfavorável para os gatinhos é que eles são animais noturnos, então seus donos correm o risco de enfrentarem um bichinho querendo brincar no meio da madrugada ou mesmo querendo acordá-los propositalmente.

E, é importante ressaltar, dormir com animais que não sejam cachorros ou gatos pode ser algo um pouco mais complicado.

Animais pequenos, como porquinhos da índia ou chinchilas, por exemplo, além de correrem o risco de serem esmagados pelos donos, podem acabar roendo os objetos e móveis durante a noite, além de poderem fugir com facilidade. Logo, dormir juntos pode não ser a melhor ideia.

Agora, se para você, os benefícios de dormir com animais, seja gato ou cachorro, superam os riscos, fique à vontade para adotar o estilo de vida (e de sono) que melhor cabe a vocês. : ) Aproveite para ler o nosso conteúdo que fala o que causa insônia.

Leave a Reply

Close Menu

Mobly Comércio Varejista Ltda. - CNPJ: 14.055.516/0004-90 - Tel.: (11) 4933-0341
Endereço: Av. das Nações Unidas, 16737 Várzea de Baixo, São Paulo - SP - CEP 04730-090.