Antes de começarmos a falar sobre significado dos sonhos, é muito importante ressaltar que esse exercício pode oferecer uma perspectiva diferenciada sobre a mente humana, mas que deve ser melhor praticada com o apoio de um psicoterapeuta especializado.
Os sonhos têm a capacidade de trazer revelações sobre nossas emoções e pensamentos e novas descobertas sobre como você se sente ou pensa – muito embora estejam sujeitos a interpretação individual.
Por exemplo, sonhar com cobras para uma pessoa que trabalha ao lado delas no Instituto Butantã pode ter um significado muito diferente do que para uma pessoa que tem fobia delas.
Por isso, um bom ponto de partida para entender o significado dos sonhos é identificar símbolos e entender o que eles significam especificamente para você. Por isso, a ajuda de um profissional é recomendada.
Muito embora existam várias teorias, não há um consenso que explique por que sonhamos ou qual seu propósito para a nossa mente. No entanto, ao longo dos anos, muitas explicações surgiram sobre os possíveis significados dos sonhos.
Freud, por exemplo, explica os sonhos como um caminho para a mente inconsciente, ou seja, os sonhos significam aquilo que as pessoas desejam na mente oculta.
Já Jung acredita que eles representam desejos reprimidos, mas sem deixar de ressaltar que eles exploram partes subdesenvolvidas de nossas mentes. E para Calvin S. Hall e G. William Domhoff, sonhos são processos cognitivos – um reflexo da vida desperta.
Quer ir além? Siga em frente para mais explicações.
O que é a interpretação? O significado dos sonhos?
Longe da ciência, analisar o significado dos sonhos acabou por tornar-se uma fonte de entretenimento na cultura popular. Na realidade, o que eles dizem e revelam é algo que depende de vários fatores.
Interpretar o significado dos sonhos é identificar elementos específicos e buscar entender se eles têm algum sentido para você. Essa é uma ferramenta terapêutica que usa da autoconsciência para se aprofundar e ajudar a encontrar paz de espírito.
A análise junguiana de significado dos sonhos busca considerar símbolos individuais como ponto central da interpretação. Essas representações podem estar relacionadas a diversos aspectos pessoais, como experiências na infância, cultura ou espiritualidade.
Mais uma vez um exemplo, sonhar que se derruba um chapéu no pátio da escola pode ter interpretações diferentes para uma pessoa que estuda moda e para uma pessoa que sofreu bullying no colégio e temia ser exposto aos outros alunos.
Em outras palavras, o significado de cada um dos símbolos apresentados em um sonho tem associações diferentes para cada pessoa. E, se por um lado, não existe “tamanho único” para interpretação de sonhos, fazer essa análise pode ser muito eficaz para entender melhor a própria natureza.
Em contrapartida a Jung, a terapia Gestalt entende os sonhos como mensagens suas para si mesmo através do subconsciente. Considerando isso, os sonhos são o seu próprio desejo de expressão, e logo exigem atenção.
Já Freud, em seu livro “A Interpretação dos Sonhos”, sugere que o conteúdo dos sonhos está relacionado à realização de desejos. O conteúdo serviria para disfarçar vontades latentes e inconscientes daquele que sonha.
Como dissemos, não há consenso. Somente teorias.
Qual o significado dos sonhos e o que revelam sobre sua saúde mental?
A relação entre sonhos e saúde mental não é comprovada, mas muitas evidências sugerem essa conexão com o cronotipo. Esse estudo de 2018 indica que a saúde mental da pessoa acordada pode influenciar e muito o conteúdo de seus sonhos.
Os pesquisadores sugerem na pesquisa que sentir paz de espírito antes do sono está associado a uma maior chance de sonhos agradáveis, enquanto dormir e não descansar e sentimentos como ansiedade levam a sonhos negativos.
Logo, podemos afirmar, com base nessas descobertas, que os sonhos, potencialmente, são termômetros da saúde mental, podendo fornecer informações sobre o nosso bem-estar psíquico.
Além disso, visto que os sonhos por vezes envolvem grandes cargas de sentimentos positivos e negativos, é levantada também a hipótese de eles seria uma ferramenta se auxílio para gerenciamento de emoções.
Eles seriam uma estratégia encontrada pela mente para poder melhor preparar você para os desafios emocionais que possam vir a serem enfrentados no despertar.
Cinco sonhos comuns e seus possíveis significados
Como no final das contas, estamos trabalhando somente com teorias sobre o significado dos sonhos, não custa nada reunir aqui alguns dos sonhos mais comuns e seus significados de acordo com a crença popular.
Estar caindo
Sonhos que envolvem quedas, grandes ou pequenas, podem ser um sinal que algo não vai bem na sua vida. Repense as suas escolhas e entenda se não há uma nova direção que você precisa considerar em alguma área.
A queda é um símbolo de medo. Como está a vida profissional? Como está a vida amorosa? E se estiver caindo muitas vezes no mesmo sonho, talvez seja um sinal para ter mais leveza e aproveitar mais a vida. E escolha um tamanho de colchão maior para evitar quaisquer acidentes. ; )
Estar nu em público
Quem nunca? Uma interpretação muito comum para esse tipo de sonho é que você está se sentindo uma farsa ou está inseguro de revelar as suas imperfeições para os outros.
Estar sendo perseguido
Esses são especialmente aterrorizantes. Podem significar que você está tentando evitar alguma situação ou pessoa na sua vida diária. É um desejo forte de escapar dos próprios medos.
Se está sendo perseguido por um animal, reflita sobre como está lidando com a sua raiva, paixão ou outros sentimentos primitivos. Um perseguidor desconhecido pode sugerir uma experiência traumática do passado, possivelmente na infância.
Estar perdendo os dentes
São os dentes que mordem, rasgam, trituram e cortam. Sem eles, o indivíduo perde sua capacidade de ser autoprotetor, assertivo e decisivo.
Esse símbolo está conectado à preocupação com aparência física, em sentir-se atraente para as outras pessoas, ou uma preocupação com a sua capacidade de se comunicar ou em dizer algo errado ou vergonhoso.
A morte
Mais um tema comum de sonhos – seja a própria morte ou de terceiros. O símbolo sugere medo de mudanças ou uma ansiedade em relação ao desconhecido.
Sonhar com a morte de um ente querido pode representar o medo da mudança dessa pessoa, seja de uma criança que está crescendo e se tornando adolescente ou de um pai ou mãe que está se tornando idoso – como uma espécie de luto pela passagem do tempo.
E você acredita no significado dos sonhos? Compartilhe com a gente seu sonho mais comum e o que você acha que ele significa nesse seu momento de vida.