Ter uma boa noite de sono, mesmo em quadros de ansiedade ou depressão, é bastante difícil. Muito além de dispor de um colchão confortável, há diversos outros jeitos de dormir melhor, que vão contribuir para frear os efeitos negativos destes contratempos.
Tarefas do dia a dia, pressão no trabalho, entre outros compromissos e preocupações da vida levam milhões de pessoas a quadros de depressão e ansiedade anualmente. Segundo dados da OMS, o Brasil tem a maior taxa da América Latina de pessoas com depressão, e é o primeiro no mundo, no índice de habitantes com ansiedade.
Se você sofre com estes problemas, confira este post com 14 ótimas dicas, desde o colchão ao que você deve comer ou não antes de se deitar, para garantir o sono!
1. Ter um colchão adequado
Um colchão no tamanho certo e com as qualidades adequadas para a saúde física e mental, faz toda a diferença. O item com a maciez ideal e anatômico ajuda a manter o seu corpo sem dores e a sua mente mais equilibrada, afastando os efeitos negativos da depressão e ansiedade.
2. Fazer refeições leves
Comer pratos leves antes de dormir garante uma digestão saudável e sem incômodos, como azia e gastrite, que acabam com suas noites.
3. Evitar sons no quarto
Barulhos são alguns dos maiores perturbadores de sono, já que “ecoam na mente” ruídos que incitam a um estado mais alerta, e não o contrário, que é hora de dormir.
4. Não beber álcool antes de dormir
Em pequenas doses, o álcool é estimulante, além de ser um dos motivos de indigestão e azia. Esse combo detona o seu sono, então corte a gelada antes de dormir.
5. Preparar o ambiente
Apagar as luzes, fechar as portas, manter janelas travadas para não baterem com o vento, e bloquear qualquer forma de ruído ou luz que entre no quarto, são formas de garantir um ambiente ideal para dormir.
6. Tirar sonecas durante o dia
Sonecas de 10 a 20 minutos durante o dia são suficientes para além de ajudar você a dormir melhor, aliviar a depressão e ansiedade, garantir mais disposição durante o dia. Claro, de preferência, os cochilos devem ser feitos em um bom colchão.
7. Estabelecer horários de dormir e acordar
“Já é hora de dormir”. Sua mãe não precisa falar para você ir para o colchão ou sair dele, mas fixar horários para se deitar e levantar é uma ótima maneira de manter o sono regular.
8. Tomar luz do sol
A luz do sol auxilia o seu organismo a trabalharem a favor do seu sono, além de dar uma boa dose de energia ao seu corpo. Meia hora de sol diário pela manhã é o suficiente para ter mais qualidade de vida.
9. Não tomar bebidas com cafeína
A cafeína garante estado de alerta e disposição para produzir. Simplesmente, não consuma bebidas como café e outras com cafeína antes de se deitar.
10. Investir em chás relaxantes
Chás de camomila ou de folhas de maracujá tem ação calmante e ajudam você a ter um sono equilibrado, como também reduzem os sintomas da ansiedade e depressão.
11. Relaxar
Ler, meditar, preparar o colchão e praticar respiração profunda são exemplos de atividades que transportam a sua mente para um estado mais relaxado.
12. Exercitar-se
Manter exercícios físicos por pelo menos de duas a três vezes por semana, auxilia a estabilizar o humor, diminui a ansiedade e ajuda a combater a depressão.
13. Consumir bastante líquido
Água e sucos naturais são facilitadores para noites de sono melhores, porque auxiliam o organismo a metabolizar melhor os nutrientes, trazendo seu bom funcionamento.
14. Tomar um banho morno antes de deitar
Um banho em temperatura morna ajuda o corpo e a mente a relaxarem rapidamente.
Basta seguir todas as dicas acima e se deitar em seu colchão, que você terá uma ótima noite de sono, sem problemas típicos causados pela ansiedade e depressão. Claro, sempre consulte um profissional de saúde para tratar destes problemas.
Conhece alguém que precisa ler isso? Compartilhe o texto com um amigo e ajude.